Diretoria discutiu contenção de despesas pós centenário, participação em eventos (Brasesul e Conseguro) e avaliou reformulação do site e a continuidade das ações de publicidade.
Passado o ano de 2024 com várias ações de promoção da cultura de seguros comemorativas ao centenário da instituição, que consumiram cifras expressivas, neste ano de 2025 a orientação da CNseg repassada pelo presidente Guilherme Bini aos diretores é contenção de despesas.
Uma das primeiras medidas que já vinha sendo avaliada há mais de um ano e que está sendo implantada nesta semana é o fechamento da sede do sindicato em Campo Grande/MS, que deve representar uma economia de aproximadamente R$100 mil por ano.
A avaliação dos diretores é que a sede cumpriu um papel importante no Mato Grosso do Sul no apoio às associadas desde 2017, quando foi inaugurada pelo então presidente João Possiede.
Antes e durante a pandemia, o espaço foi muito utilizado quase como um coworking por seguradores e corretores, mas nos últimos anos a atuação do sindicato em Campo Grande estava mais ostensiva, em visitas às seguradoras, de forma que o espaço não era mais imprescindível.
Nos quase oito anos de funcionamento, duas excelentes profissionais contribuíram com o trabalho de representação institucional em Campo Grande de forma exemplar, Suzy Ortiz e Mariana Albuquerque.
Guilherme Bini lamentou ser o presidente encarregado de tomar medidas de contenção de gastos, disse que outras ainda estão sendo estudadas e implantadas, mas destacou que é preciso fazer mais com menos. Os diretores lembraram que essa realidade de maximizar resultados com a estrutura mais enxuta possível não é novidade, “já é uma realidade vivida também dentro das empresas há algum tempo”.
Outra orientação que o presidente Bini trouxe da CNseg é que em eventos do setor, sejam eles promovidos por instituições parceiras ou representantes dos corretores, se houver patrocínio de seguradoras, o sindicato não vai patrocinar. “O Sindseg PR/MS só patrocina o evento se não tiver seguradora associada apoiando”, explicou Bini, destacando que foi uma orientação da Confederação para não ocorrer uma espécie de duplicidade no gasto.
No Brasesul (Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros, que acontece 20 e 21 de março em Porto Alegre), como já é um evento fechado há bastante tempo, que foi transferido do ano passado para este, o sindicato estará presente inclusive com estande. Na ocasião, será apresentada a exposição “Seguro através do tempo”, que conta a história do setor e mostra a importância do mercado segurador paranaense.
Consenso entre os diretores de que o website do sindicato precisa ser reformulado, o serviço já está sendo orçado para encontrar a proposta mais viável. A continuidade ou não do contrato com a agência de publicidade que comandou as ações do centenário ainda não foi definida na reunião. Todos concordaram que o trabalho desenvolvido foi excelente, mas a despesa precisa ser reavaliada.
Também está em análise um projeto de reforma da sede do Sindicato em Curitiba com o propósito de melhorar a disposição dos móveis, dar espaço para os símbolos do centenário e melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência.