Sonho Seguro – Por – Denise Bueno – 19/01/2023 23:40

WhatsAppLinkedinFacebookTwitterTelegram

Net-Zero Insurance Alliance (NZIA), convocada pelas Nações Unidas, lançou o primeiro protocolo de definição de metas da Aliança na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

Como gerentes de risco, seguradoras e investidores, o setor de seguros tem um papel importante a desempenhar na transição para uma economia global com emissões zero, apoiando seus clientes na tomada de medidas concretas para alcançar tal objetivo.

A versão 1.0 do Protocolo de definição de metas da NZIA (o Protocolo) permitirá que os membros da NZIA comecem a definir de forma independente metas intermediárias com base científica para seus respectivos portfólios de subscrição de seguros e resseguros de acordo com um caminho de transição líquido-zero consistente com uma temperatura máxima aumento de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais até 2100. Com o lançamento do Protocolo, os membros existentes da NZIA são obrigados a definir e divulgar sua(s) meta(s) inicial(is) até 31 de julho de 2023.

Este importante marco ocorre 18 meses após o lançamento da Aliança na Cúpula do Clima do G20 de 2021 em Veneza por oito das principais seguradoras e resseguradoras do mundo. Desde então, a aliança cresceu para 29 seguradoras e resseguradoras, representando cerca de 15% do volume mundial de prêmios globalmente.

“Temos muito orgulho de estar entre os pioneiros na luta contra as mudanças climáticas no setor de seguros. O protocolo de definição de metas da NZIA nos levará a sermos ainda mais ambiciosos.”Thomas Buberl, CEO, AXA

“O primeiro protocolo de definição de metas da NZIA é um avanço histórico. Pela primeira vez, seguradoras e resseguradoras entre as maiores do mundo construíram uma estrutura e ferramentas de medição para avaliar o impacto de suas atividades nas mudanças climáticas. O protocolo de definição de metas da NZIA servirá como um catalisador para definir metas ambiciosas e sem precedentes para o zero líquido”, disse Renaud Guidée, presidente da NZIA e diretor de risco do grupo na AXA.

“Nenhuma empresa pode superar a crise climática sozinha. Deve ser um esforço global e nosso setor, pilar de toda economia bem-sucedida, tem um papel fundamental a desempenhar. O marco de hoje é um compromisso claro de seguradoras e resseguradoras em todo o mundo, à medida que passamos da aspiração para a definição clara de metas. Tive a honra de lançar a Net-Zero Insurance Alliance, convocada pela ONU, dezoito meses atrás, na Cúpula do Clima do G20 em Veneza. Essa aliança representa cerca de 15% dos prêmios globais e está pronta para escalar e acelerar a contribuição do setor de seguros para uma economia mais verde e inclusiva”.Philippe Donnet, CEO, Generali

O Protocolo baseia-se no lançamento do primeiro padrão contábil global para medir as emissões de gases de efeito estufa associadas às carteiras de subscrição de seguros (“emissões associadas a seguros”) desenvolvido pela Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF) em colaboração com a NZIA.

“A mudança climática é um dos maiores desafios que enfrentamos como sociedade global e as resseguradoras desempenham seu papel na transição para uma economia de baixo carbono. Definir metas para descarbonizar carteiras de re/seguro é, portanto, um passo crucial, servindo como uma estrela do norte no caminho para zero líquido”, disse Thierry Léger (foto), diretor de subscrição do grupo, Swiss Re, cuja organização lidera o grupo de trabalho de definição de metas da NZIA .

“A descarbonização econômica é essencial para o planeta. O nosso compromisso ambiental é elevar gradual e progressivamente a fasquia da sustentabilidade, com objetivos específicos definidos para 2023 que contribuam para a redução das emissões de gases com efeito de estufa da nossa carteira de seguros e resseguros e que nos facilitem acompanhar a sociedade numa transição justa, ajudando tanto nossos clientes quanto aquelas pessoas cujos meios de subsistência estão interligados com atividades relacionadas ao carbono também convergirem nessa direção”.Antonio Huertas, CEO, MAPFRE

O Protocolo descreve cinco tipos de metas dentro de três categorias de metas (ou seja, dois tipos dentro da categoria de redução de emissões, dois tipos dentro da categoria de engajamento e um para ressegurar a categoria de transição). Os membros existentes da NZIA deverão definir pelo menos um dos cinco tipos de alvo até 31 de julho de 2023 e pelo menos um tipo de alvo em cada uma das três categorias de alvo até 31 de julho de 2024. Aqueles que ingressarem na Aliança após janeiro de 2023 terão seis meses para definir sua primeira meta e um ano depois para definir um tipo de meta em cada uma das três categorias de meta.

“Metas claras são parte integrante da estratégia climática da Munich Re. Apoiamos o papel de liderança da NZIA na definição de uma estrutura comum para metas climáticas no setor de seguros, que destaca o papel das seguradoras como facilitadoras de uma transição sustentável”.Joachim Wenning, CEO, Munich Re

“O lançamento do Protocolo sinaliza a passagem do compromisso para a implementação. Agora é a hora de as seguradoras estabelecerem metas de descarbonização ambiciosas e credíveis com base científica para seus respectivos portfólios de seguros e apoiar uma transição justa para uma economia de emissões líquidas zero para evitar uma catástrofe climática e garantir um futuro sustentável”, disse Butch Bacani, que lidera Princípios da Iniciativa de Seguros Sustentáveis do PNUMA, que criou a NZIA no ano passado.

A NZIA também anunciou recentemente que a Alliance continuará a colaborar com a Science Based Targets Initiative (SBTi) no desenvolvimento de sua abordagem para definição de metas para carteiras de subscrição de seguros e resseguros de acordo com o próximo Padrão Net-Zero para Instituições Financeiras da SBTi (FINZ ).

“Uma transição bem-sucedida para net-zero depende em grande parte da ação das empresas. As seguradoras têm o conhecimento e as ferramentas para apoiá-las nessa transição e ajudar as empresas a mitigar e se adaptar às consequências físicas de um planeta em aquecimento. O protocolo inicial de definição de metas permite que a Zurich desenvolva nossos compromissos existentes, comunique de forma transparente o caminho do grupo para o lucro líquido em seguros e trabalhe com nossos clientes para atingir suas próprias metas”.