O papel do Sindseg PR/MS no Mercado de Seguros

O Sindseg PR/MS

Legalmente falando, o Sindseg PR/MS é um Sindicato Patronal, representante legal das empresas de seguros privados, resseguros e de capitalização nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul perante os Governos Federal, Estadual e Municipal. Com atuação regulamentada pelo Ministério do Trabalho, é regido pela CLT, nos artigos nº 511 e seguintes, e tem sua estrutura e ações mantidas principalmente pelas contribuições sindicais e associativas das empresas que representa.Sindseg Quem Somos

Apesar de que ainda nem todas as empresas que atuam no mercado de seguros no Paraná e Mato Grosso do Sul sejam associadas ao Sindseg PR/MS, sua atuação não fica restrita aos interesses das associadas, agindo com uma visão ampla sobre todo o mercado, na defesa, divulgação e buscando o desenvolvimento do setor como um todo.

Defender os interesses das empresas de seguros, trabalhar pelo desenvolvimento da Indústria do Seguro e zelar pelo bom relacionamento do mercado de seguros com a sociedade é, certamente, a principal missão do sindicato.

Para isso, o Sindseg PR/MS está sempre atento, buscando estreitar o relacionamento com os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de órgãos e instituições importantes, como, por exemplo, Polícia Militar, Detran, Polícia Civil, Sociedade Civil, OAB, Magistratura e Associações representativas de Classe (ACP, FIEP, entre outras).

Outro papel importante do sindicato é liderar, juntamente com o Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros) e o Sindsecur (Sindicato dos Securitários), as convenções coletivas de trabalho, garantindo o equilíbrio nas relações de trabalho.

Na parte técnica, a criação e manutenção dos Comitês Técnicos, em diversas áreas do mercado de seguros, é parte importante da atuação do sindicato durante toda a sua história, e de extrema relevância para o desenvolvimento do mercado de seguros.

A realização de eventos abordando temas importantes para a defesa e desenvolvimento do setor também faz parte do dia a dia do Sindseg PR/MS.

É preciso lembrar, também, que o Sindseg PR/MS, assim como os demais Sindseg’s do País, é um pilar importantíssimo para sustentação do sistema Federativo e Confederativo do mercado de seguros nacional.