O membro do Conselho Diretor da CNseg e presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, foi o convidado especial para falar no 2º evento do Ciclo de Palestras Comemorativas ao Centenário do Sindseg PR/MS, realizado na última quinta-feira (22), na Associação Médica do Paraná, reunindo cerca de 230 funcionários de seguradoras, corretores, advogados e representantes de entidades de classe.

O anfitrião do evento, presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado abriu os trabalhos explicando que o Ciclo de Palestras integra um conjunto de ações comemorativas aos 100 anos do Sindicato, e enalteceu a presença do convidado. “Hoje celebramos com honra, alegria e enorme satisfação a presença do Sr. Ivan Gontijo, uma das personalidades mais notáveis do mercado segurador brasileiro e presidente do Grupo Bradesco Seguros. Sua presença é um testemunho da relevância e prestígio do nosso centenário”, disse Altevir.

O presidente do Sindicato fez uma retrospectiva histórica do fatos mais relevantes que marcaram época dando uma excelente dimensão da magnitude de 100 anos de história, de quantas transformações a instituição testemunhou e tantas outras em que foi protagonista.

“Em 1924, quando nosso sindicato foi criado, o estado do Mato Grosso do Sul sequer existia, e o Paraná contava com pouco mais de 70 anos de existência, abrangendo apenas 10 municípios. Nosso sindicato foi estabelecido durante a Primitiva República, presenciando o início e o término do Estado Novo sob o governo de Getúlio Vargas. Como instituição, acompanhamos de perto a grandiosa construção de Brasília, atravessamos os 24 anos do governo militar, testemunhamos o processo de redemocratização e enfrentamos as inflações galopantes da década de 80 e 90, além de acompanharmos eventos marcantes na história política do Brasil”.

Altevir mostrou que atualmente o Sindicato vem liderando um movimento para falar sobre seguro além do mercado. Com fotos no telão que ilustravam em tempo real o seu discurso, mostrou as inúmeras palestras e visitas que fez durante sua gestão a entidades de classe, Poder Judiciário, Governo, empresários e forças policiais mostrando a relevância do setor. “Nossa grandiosidade não se resume apenas à nossa longevidade; ela se manifesta no presente, onde atuamos de maneira proativa, orientando e impulsionando a cultura do seguro”.

Ele finalizou sua exposição apresentando cada uma das ações que estão sendo desenvolvidas em alusão ao centenário da instituição, que será comemorado em 13 de setembro com um grande baile em Curitiba. Algumas ações já estão em curso desde o ano passado, como a exibição de uma série de animações nas redes sociais que contam a história do seguro chamada Cobertura no Tempo. O lançamento de um Livro do Centenário já em fase de finalização, selo comemorativo dos Correios, reconstrução da identidade gráfica do sindicato e uma exposição itinerante pelo interior do Paraná.

Ivan Gontijo

No comando da maior seguradora do Brasil desde 2020, Ivan Gontijo fez uma palestra memorável. Ao mesmo tempo em que apresentou um cenário global complexo e desafiador, mostrou que o risco é o negócio das seguradoras, e o desafio, apenas saber precificar corretamente.

Para Gontijo, o seguro reflete as grandes questões globais. Mudanças climáticas, o envelhecimento da população, as questões geopolíticas e os conflitos entre os países. “Estamos diante de um contexto global cada vez mais dinâmico, complexo e inovador, ainda impactado pela grande crise sanitária, que trouxe um senso humanitário muito grande”, disse ele.

Para o palestrante, o seguro tem que ser visto como um instrumento de tranquilidade para as famílias e para os negócios. “Tranquilidade no sentido de proteção, e quem não quer proteção? Então nós trabalhamos com um insumo fantástico num momento crucial em que a sociedade brasileira necessita de tranquilidade, de paz e proteção”.

Na avaliação de Gontijo, os resultados das companhias demonstram esse aumento da consciência da população. Segundo ele, no pós pandemia, alguns produtos como, seguro de vida e de saúde, passaram a ser objeto de desejo. “O seguro de vida vem crescendo muito, o seguro de saúde principalmente para as pequenas e médias empresas. Posso dar um dado para vocês no caso da nossa seguradora a uma taxa de 15% nos últimos 13 meses”.

Ele ressaltou que os fenômenos climáticos impulsionam o seguro residencial, que ainda tem um potencial imenso na medida em que apenas 17% dos lares estão segurados. Gontijo vê também uma maior conscientização do empresariado. “Até cinco anos atrás, o seguro de equipamentos era visto de uma forma pelos empresários, muitos bancavam esse risco. Hoje não, o empresário sabe a importância de ter um seguro dessa natureza. E ele sabe que poderá precisar em um determinado momento”.

Esta foi a segunda palestra do ciclo que começou em novembro com o presidente da CNseg Dyogo Oliveira (21/11/2023). O próximo palestrante deverá ser o presidente da HDI Eduardo Dal Ri.