Diário do Noroeste – 09/08/17 00:00:00 – Paranavaí > LocalO projeto de duplicação da BR-376 entre Paranavaí (PR) e Taquarussu (MS) será apresentado na próxima segunda-feira ao governador Beto Richa, a deputados estaduais e federais do Paraná e outras autoridades. A apresentação será às 10horas no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
A informação foi dada na tarde de ontem pelo presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Fran Boni, prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo.“Vamos fazer ao governador Beto Richa a mesma apresentação que fizemos, no mês passado, ao governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Já fizemos a apresentação no DER e agora será diretamente ao governador”, anunciou ele.
“Este é um sonho antigo da região, tanto do lado do Paraná, como do Mato Grosso do Sul. Quando estive lá para a apresentação do projeto, fiquei sabendo que em Taquarussu tem um museu que tem um projeto de 45 anos prevendo a ligação com o nosso Estado por Porto São José”, disse Boni.
Segundo o presidente da Amunpar, o projeto de duplicação realizado por técnicos e que teve a mobilização da sociedade civil foi levado “para dentro da Amunpar para a mobilização e a discussão política. Continuam juntos os parceiros, as cooperativas, a universidade, enfim todos que já vinham tratando do assunto. Não há como avançarmos se não tivermos o apoio político dos governos dos dois estados”, assinala.Além desta apresentação em Curitiba, uma outra está pré-agendada para quinta-feira da próxima semana, em Maringá, ao ministro Maurício Quintella, dos Transportes e a diretores do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Esta audiência para a apresentação do projeto está sendo intermediada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que é de Maringá.
Boni reconhece que, com o atual cenário econômico não é fácil conseguir os recursos necessários (mais de R$ 800 milhões) para as obras desejadas.
“Mas estamos falando em 2020, quando encerra a concessão da rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina à Viapar. Aí temos duas possibilidades: o governo federal retomar a rodovia e num cenário econômico melhor executar a obra, ou fazer uma nova concessão já prevendo a duplicação”, diz o presidente da Amunpar, lembrando, no entanto, que o DNIT precisa começar a avaliar os projetos no ano que vem.
“As análises e estudos dos projetos começam em 2018. Então temos que realizar um trabalho constante e de continuidade para viabilizar este sonho”, adverte o prefeito.BENEFÍCIOS – Fran Boni disse que a duplicação do lado paranaense já será um grande benefício para a região de Loanda, Santa Cruz de Monte Castelo e Querência do Norte.“A soja está entrando firme ali. E a duplicação daria maior facilidade de escoamento”, diz ele. Também vê benefícios para Porto Rico e São Pedro do Paraná. “Vamos atrair os sul-mato-grossenses para as nossas áreas de turismo, para as nossas belezas naturais”, lembra o prefeito.
Boni também cita o encurtamento de 80 quilômetros entre Campo Grande e a região, em relação ao trajeto por Rosana (SP) e ainda diz que haverá o fortalecimento do Porto de Paranaguá e do Porto Seco em Maringá. “O ministro Ricardo Barros está mobilizando as forças de Maringá para também apoiar este projeto, pois a cidade também será muito beneficiada através do Porto Seco”, arremata o presidente da Amunpar.
Fonte: