Notícias | 12 de fevereiro de 2021 | Fonte: CQCS

Da quase falência ao faturamento milionário: conheça um pouco mais da história dos irmãos Zanon.

Os irmãos Reinaldo e Gustavo Zanon foram tema de uma reportagem divulgada pela Forbes, no último dia 12/02. A publicação relatou como a família escapou da falência e, hoje, fatura meio bilhão.

O site narra que, em 2008, os irmãos Zanon se depararam com uma situação delicada: o risco de falência da Seguralta, empresa familiar fundada pelo pai dos empresários, Reinaldo Zanon, em 1968. Após 40 anos sob gestão desorganizada, a corretora de seguros acumulava uma dívida de R$ 300 mil, sem caixa para escapar da situação.

“Meu pai não fazia contas e tinha um sócio que também não se atentava para isso. Eles definiam um valor de retirada sem saber se a empresa aguentaria aquilo”, relembra Gustavo Zanon. Em meio a uma bola de neve, a única solução viável parecia ser a venda da companhia. No entanto, Gustavo e Reinaldo –primogênito que carrega o nome do pai– decidiram tomar as rédeas do empreendimento para tentar salvá-lo.

Foi nessa época que eles pensaram em desengavetar um sonho antigo de sua mãe, o de franquear a empresa. Fátima Zanon havia feito um curso sobre franchising nos Estados Unidos e enxergava potencial na aplicação da estratégia no caso da Seguralta. “Na época, meu pai e o sócio dele achavam que ela estava maluca. Quando se falava em franquias, todos imaginavam McDonald’s, Burger King, Natura. Não há franquias de corretoras de seguros”.

No início, contou Reinaldo à Forbes, foi muito difícil, uma vez que eles não entendiam como esse nicho funcionava. “Na ocasião, eu fui atrás de empresas de seguro, que não se interessavam”, lembra o executivo, que logo percebeu que seu público comprador era outro. “Um despachante nos procurou em uma cidade vizinha dizendo que havia ficado sabendo da nossa franquia e tinha interesse em comprar. Foi aí que eu percebi que estava atrás das pessoas erradas. Mudei o foco e comecei a ir atrás de despachantes, contadores e bancários. Foi o que acelerou nosso crescimento.” Com apenas dez unidades franqueadas, a companhia já havia gerado cerca de R$ 150 mil para o caixa da empresa.

Para continuar avançando com o trabalho, no entanto, os irmãos precisavam de mais R$200 mil. Reinaldo relembra com humor sobre a decisão que tomaram. “Nós já estávamos endividados e, para fazer esse trabalho, precisávamos de mais R$ 200 mil. Falamos com nosso pai e ele disse: ‘Quem está devendo R$ 300 pode dever R$ 500”. Com pensamento positivo, os irmãos fizeram mais essa dívida para tentar alcançar o crescimento desejado. “Foi a grande virada do nosso negócio. Um ano depois, já tínhamos explodido, com 120 franquias”, contou ao site. Após pagarem a dívida, os empresários conquistaram o primeiro milhão e seguiram o crescimento da empresa.