Notícias | 2 de março de 2021 | Fonte: Click Paraná
Saiba como contratar seguro auto barato sem deixar de fora as coberturas que precisa e sabendo o que está adquirindo.
Uma das coisas mais comuns no cotidiano de uma corretora ou seguradora são pessoas solicitando a cotação de um seguro auto e desistindo após ver o valor. Embora o preço não seja super acessível, essa proteção pode ser considerada um investimento.
Além disso, a primeira cotação nem sempre corresponde ao menor valor que pode pagar, por isso, saiba que é possível contratar seguro auto barato. Alguns motoristas optam por contratar o seguro auto parcial, contando com apenas coberturas para roubo e furto para economizar. Mas existem também outras formas.
Veja algumas dicas de uma especialista no assunto sobre como fazer isso!
1. Tenha ajuda de um corretor para como contratar seguro auto barato
Tenha ciência que não é qualquer profissional que realmente está disposto a te ajudar, alguns apenas querem vender para receber a comissão.
Se já conhece alguém que trabalha com profissionalismo e quer ajudar os clientes, fique com ele. Caso contrário faça contato e analise se o corretor faz perguntas para entender o que você deseja e oferece produtos sem tentar te empurrar.
A ideia é que as suas necessidades sejam mais importantes do que a venda. Ao ter essa sensação, então encontrou um bom profissional que o ajudará a economizar e tirar suas dúvidas.
2. Faça muitas e muitas cotações
Pesquisar é o grande segredo, então, não economize nas cotações, afinal, elas são gratuitas. Pesquise o valor do seguro em diferentes seguradoras, simule os preços com coberturas diversas e analise as propostas.
Depois de fazer diversas cotações perceberá que os preços podem variar muito e esse será o segredo para economizar no seguro. Lembra do bom corretor? Ele pode fazer isso para você.
3. Pense no valor da franquia
Um erro é olhar apenas o valor do prêmio, ou seja, o fixo que deverá ser pago. Se tiver um sinistro parcial terá de desembolsar o valor da franquia e talvez nem saiba disso ou não se atentou a quanto ele custa.
Como contratar seguro auto barato virou o objetivo, é necessário que pense em todos os custos. Pode ser mais interessante pagar um prêmio um pouco maior e economizar na franquia. Afinal, ela costuma ser cobrada de uma vez.
4. Negocie o valor do seguro
Mesmo com a proposta em mãos ainda pode tentar negociar para diminuir o valor, porém, não espere por uma redução drástica. Converse com o corretor o que pode ser feito, se existem descontos que podem ser aplicados.
Uma forma de obter descontos é optar pelo pagamento à vista ou com cartão de crédito. As seguradoras costumam ser mais flexíveis nessas situações e aplicam algum desconto, o que pode ajudar bastante.
5. Contrate o que precisa apenas
Se possui um seguro auto pode olhar na apólice as coberturas inclusas, pode ser que você nem saiba que tem algumas delas e está pagando por isso.
Não é preciso ter tudo para proteger o carro, mas, não se pode deixar o essencial de fora. As coberturas básicas como roubo, furto, colisão, incêndio já são de grande ajuda. Atualmente também é recomendado contratar as de fenômenos da natureza como enchentes, pois casos assim estão ficando cada vez mais comuns.
Fora isso, aprenda a usar um filtro sobre quais mais precisa. Avalie se compensa pagar pela proteção ou se ela apresenta baixo risco e valor. Se for o caso, pode ser mais interessante pagar um determinado conserto do que se prender ao valor fixo no seguro.
6. Tenha equipamentos de segurança
Não é raro motoristas questionarem como contratar seguro auto barato tendo um rastreador ou alarme. É bem simples, quanto mais equipamentos de segurança tiver, menores as chances do carro ser levado por bandidos.
Um alarme pode parecer algo simples, mas, ele acaba inibindo um roubo, pois pode chamar a atenção. Um corta gasolina impede que o carro vá para muito longe e o rastreador facilita que ele seja recuperado.
Para a seguradora isso é excelente, pois, se o carro não for roubado ela não precisa pagar a indenização. Esses itens podem ajudar a diminuir o custo do seguro em cerca de 10%, então, pode ser interessante investir neles.
7. Seja um bom motorista
Você deve estar pensando, como o modo que dirige vai influenciar no seguro. Mas, cada vez mais essa é uma tendência, as seguradoras estão contando com a ajuda da tecnologia para avaliar riscos.
Pessoas que possuem muitas multas ou já se envolveram em acidentes, têm um potencial maior de repetir esses atos. Aquelas que fazem acelerações e frenagens bruscas e andam acima do limite de velocidade, também são um risco.
Já existem recursos como equipamentos instalados no veículo ou aplicativos que monitoram a forma como os motoristas dirigem. Se a sua seguradora conta com eles, não tenha medo de usar, mas, tenha prudência ao volante se não quiser pagar caro.
Sabendo como contratar seguro auto barato terá atingido seu objetivo, mas, não pense apenas nos valores, veja se ele oferecerá tudo o que precisa. Afinal, a prioridade é proteger o carro sem prejudicar o bolso.
Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no site da Smartia Seguros.