• Seguro de danos cresceu 9,5% em janeiro
  • Folha de São Paulo – 11.mar.2021 às 13h58

SÃO PAULO

mercado de seguros abriu o ano com horizonte positivo, de acordo com balanço de janeiro que a Susep (Superintendência de Privados) divulga nesta sexta (12).

O volume de receitas em janeiro foi de R$ 24,43 bilhões, alta de 3% em relação a janeiro do ano passado.

As receitas dos seguros de danos cresceram R$ 600 milhões ante janeiro de 2020, aumento de 9,4% no volume de prêmios.

Fora o segmento auto, um dos poucos que tiveram queda, os demais ramos de seguros de danos cresceram quase 22% na comparação, segundo a Susep. O aumento real foi de 16,3%, considerando o IPCA do período.


Os ramos de seguros rural e de riscos nomeados e operacionais (que têm participação em torno de 6% do segmento de seguros de danos cada um) avançaram 22,5% e 48,7%, respectivamente.

Entenda o que aconteceu na economia brasileira com a crise do coronavírus

Primeiro mês da pandemia no Brasil, março já apresentou resultados negativos nos diferentes setores da economia. Segundo os dados do IBGE (atualizados em junho de 2020), naquele mês a queda do setor de serviços chegou a 6,9%, enquanto a indústria recuou 9,2% e o comércio 2,8%
Com estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes fechados, o consumo caiu e empresários ficaram sem fonte de renda. A saída de muitos foi enxugar os custos fixos, cortando funcionários. Foi o que ocorreu com a vendedora Helena Torres (foto), que estava trabalhando em uma loja de roupa no Shopping Iguatemi