Tribuna do Interior – 30/10/2017 às 13:44 – por Walter PereiraA chuva que voltou a atingir a região da Comcam desde a última sexta-feira (27), vem causando transtornos e prejuízos em alguns municípios da região. Uma das cidades afetadas é Barbosa Ferraz. O Rio das Lontras, que passa pela cidade, não suportou o alto volume de água, transbordando, invadindo algumas residências na área urbana, deixando também muita lama nas vias públicas. A zona rural também foi atingida. O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi (PPS), afirmou que o município está em estado de alerta, com equipes da prefeitura acompanhando o nível do rio, já que as chuvas não dão trégua.A área mais afetada da cidade foi a central, onde o rio margeia algumas residências e a via pública. Segundo o prefeito, o córrego transbordou invadindo duas residências. Os moradores não tiveram tempo de salvar os móveis, perdendo praticamente toda a mobília. Um imóvel também foi invadido pela água no distrito de Ourilândia. O município está prestando assistência às vítimas. Ninguém ficou ferido.Miliossi comentou que as chuvas de sexta-feira para sábado foram as que mais deixaram prejuízos. O volume registrado foi de 197 milímetros. “Passamos a madrugada de sexta para sábado acompanhado as equipes. O trabalho mobilizou parte do almoxarifado e a secretaria de Obras. Continuamos com o monitoramento do rio”, falou o gestor.O prefeito informou que até o momento o município contabilizou pelo menos 7 pontes danificadas, uma delas, no bairro Poço Azul, rodou completamente, além de inúmeros bueiros. Equipes da prefeitura estão fazendo o levantamento também da situação das estradas rurais. “A nossa situação financeira já estava difícil e agora vamos ter que gastar para recuperar o que já tínhamos feito”, lamentou. Ele não descarta decretar situação de emergência no município, caso a situação se agrave.ArarunaNo município de Araruna, que já sofreu com a força das enchentes no mês de maio deste ano, decretando situação de emergência, o prefeito Leandro César de Oliveira (PPS), comentou que até o momento, apenas algumas lavouras foram afetadas com as chuvas. Ele disse que espera o tempo firmar para fazer um levantamento detalhado da situação. “Aparentemente, desta vez os prejuízos estão sendo bem menores, mas já sabemos que tem alguma coisa”, frisou. Oliveira afirmou que desde a última chuva, cujos estragos foram graves, a prefeitura readequou as áreas mais afetadas, prevenindo novos desastres.
Fonte: