O Paraná é o 5º estado do Brasil com maior número de automóveis furtados ou roubados no primeiro bimestre de 2021, com 2.605 registros, dos quais 44,95% foram recuperados. O Mato Grosso do Sul está na 21ª posição com 560 registros e índice de recuperação de 73,21%, segundo melhor do Brasil ficando atrás apenas do Amapá que teve 98,75% dos veículos furtados ou roubados encontrados.

O levantamento feito pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) com as secretarias de segurança dos estados aponta ligeira redução desta modalidade de crime nos últimos anos nos dois estados em que o Sindseg PR/MS atua.

Nos primeiros dois meses do ano, no Paraná, houve variação negativa de furtos e roubos de veículos de -1,65% na comparação de 2019 para 2020 e nova queda de -28,18% em 2021. No Mato Grosso do Sul analisando também os dois primeiros meses do ano, de 2019 para 2020 o número de furtos e roubos chegou a subir 15,84% mas recuou -20,23% no início de 2021.

Até fevereiro foram furtados ou roubados em todo o Brasil neste ano 51.005 veículos dos quais 23.607 foram recuperados, índice que chega próximo dos 50%, segundo o levantamento. Automóvel continua sendo a categoria mais furtada ou roubada com 10.510 registros, seguida por motocicleta que teve 6.318 ocorrências, depois vem caminhonete 968 e os caminhões totalizaram 337 registros.