Notícias | 28 de abril de 2021 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

A Revista Seguro Total, em matéria publicada dia 28/04, informou que a Fator Seguradora lançou o primeiro seguro garantia arbitral para atender ao grande volume de demandas das principais Câmaras de Arbitragem existentes no Brasil. O produto foi idealizado pela seguradora especializada em garantia com o apoio do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

Segundo os idealizadores, há uma estimativa de que as demandas arbitrárias das principais Câmaras existentes no país somam R$ 52 bilhões. Sendo assim, a demanda para o nicho é enorme.  “Entraremos em um nicho com boas oportunidades de mercado, ainda não explorado. A ideia é que seja utilizado como concessão de liminar com constrição de valor. O cliente pode apresentar uma apólice de seguro em vez de um bem patrimonial ou garantia financeira como contracautela para concessão de liminar”, explica Agatha Lopes Mateus, advogada da Fator Seguradora. 

Ainda de acordo com a revista, a vigência das apólices tende a ser menor do que a de seguro garantia judicial, com tempo médio de 17 meses. Agatha pontuou que, por não existir fase recursal, o ideal é 12 meses de vigência para que seja possível acompanhar a manutenção da capacidade financeira do tomador. A concessão da apólice de seguros segue os critérios de outros seguros financeiros da Fator Seguradora, entre eles o tomador ter patrimônio líquido superior a R$ 200 milhões.

O produto foi aprovado por um pool de resseguradores, com a liderança do IRB Brasil Re. Segundo a executiva, o novo produto está integrado a um amplo processo de transformação digital que envolve toda a companhia. No primeiro semestre, o produto fará parte de uma nova plataforma digital, construída para facilitar o dia a dia de corretores, assessorias e parceiros de negócios.