Notícias | 20 de maio de 2021 | Fonte: CQCS l Alícia Ribeiro

O WhatsApp pode ser uma das principais  ferramentas de negociação em Seguros, se for usado com cautela. Essas foram as palavras de Antonia Oliveira, Corretora de Seguros e idealizadora do treinamento PROVIDA. Em 1 ano, Antônia conquistou 2,5 milhões em prêmio de Seguro de Vida, e hoje acumula mais de 16 mil seguidores no Instagram, onde dá dicas e tira dúvidas dos Corretores. 

De acordo com a corretora, antes as negociações eram realizadas presencialmente ou por telefone. Com as tecnologias e inovações, veio o e-mail. A partir da pandemia, o uso do  WhatsApp se intensificou e comprovou ser um aliado indispensável na relação entre os clientes e os corretores de seguros.

Atualmente, o WhatsApp é considerado como a principal ferramenta de comunicação com os clientes. Estima-se que entre janeiro e setembro de 2020, de cada dez vendas em geral, seis foram por meio do aplicativo. 

“Ele é, sem dúvidas, uma ótima ferramenta e deve continuar sendo explorado, porém é preciso ter alguns cuidados ao utilizá-lo, para não transformá-lo num vilão”, aconselhou Antonia. 

Em entrevista ao CQCS, a corretora destacou que grande parte das suas renovações de seguros são concluídas pelo WhatsApp. “Quanto aos clientes novos, existem ramos que têm mais simplicidade na negociação, proporcionando que ela possa ser concluída integralmente por essa ferramenta, como o automóvel ou residencial, por exemplo”, pontuou. Porém, de acordo com Antonia, mesmo nesses casos é importante ficar alerta e manter o relacionamento através de outros meios, como telefone ou chamada de vídeo, para estreitar o relacionamento e fidelizar o cliente. 

Na visão de Antônia, em ramos mais complexos, como o seguro de vida, é necessário um contato mais próximo. “Não acredito que uma venda consultiva de qualidade possa ser realizada integralmente através do WhatsApp”, afirmou.

O mais importante na utilização dessa ferramenta é o equilíbrio, sabendo quando e porque utilizá-lo. “Você terá um importante aliado na sua rotina profissional, otimizando tempo e impulsionando as suas vendas”, finalizou a corretora.

Confira 6 dicas para vender mais usando WhatsApp:

1 – Cuide da foto do perfil;

A foto do perfil é o cartão de visitas. Procure usar uma foto que mostre bem o seu rosto, com a roupa, barba e cabelo alinhados.

2 – Use o status do WhatsApp;

Esse é o “stories” dessa ferramenta e é uma importante forma de obter a atenção do seu cliente. Poste conteúdos relevantes e faça-o lembrar da sua corretora. “Esse é um importante canal de informação, gratuito, e que basta usar da criatividade para atrair mais negócios”, disse Antonia.  

3 – Utilize o WhatsApp Web. Isso vai te proporcionar mais agilidade e qualidade no diálogo;

4 – Envie frases curtas ao invés de uma única mensagem imensa. Não use gírias ou palavras abreviadas;

5 – O WhatsApp é usado para contatos mais informais, não deve ser utilizado sozinho durante toda negociação. Sempre que possível, direcione o contato para chamada de voz ou reunião presencial;

Dica bônus: Use emojis em alguns momentos, eles quebram a formalidade excessiva.

A corretora também alertou sobre ter cuidado ao enviar recados fora do horário comercial, o que pode ser considerado invasivo. Além disso, deu a dica de alinhar a comunicação com os clientes. “Se o cliente responde por áudio, eu sigo no áudio. Se responde por texto, falamos por texto. Alinho minha comunicação a preferência do cliente e tem dado certo”, concluiu.