Revista Cobertura – Por 09/06/2021 as 23:58
O seguro de carga no transporte internacional confere ao consignatário da operação a cobertura de diversas perdas e danos que possam atingir as cargas de importação ou exportação, além de outras despesas e lucros esperados. Por isso, ter um serviço de seguro contratado é a melhor forma de garantir assistência completa no caso de algum desvio.
A DMS Logistics, uma das maiores empresas de comex do Brasil, possui um departamento dedicado ao seguro internacional, através do qual pode oferecer aos seus clientes as coberturas mais amplas do mercado; além de total assistência em caso de sinistro.
Itens como cargas refrigeradas, por exemplo, exigem a contratação de coberturas adicionais que a DMS já possui em sua apólice, extensiva aos clientes que assim o desejarem. Uma condição diferencial que não está presente nas contratações básicas do mercado.
No comércio exterior, o Incoterm, que contém as cláusulas contratuais aplicadas nas transações de compra e venda internacional, e que deve estar corretamente informado nos documentos de embarque, é um dos fatores determinantes para definir as responsabilidades das partes (comprador e vendedor) sobre a mercadoria que está sendo transportada.
“É comum os importadores utilizarem um Incoterm na Invoice e registrar a Declaração de Importação com outro por conta de interpretação do termo entre comprador e vendedor, e terem problemas na hora de reclamar o seguro da carga”, comenta Bernardo Araújo da área de seguros da DMS Logistics.
Assim como em outras modalidades, o valor do seguro internacional é calculado com base no valor da mercadoria a ser transportada e, havendo interesse em cobrir também os custos com impostos, despesas e lucros esperados, esse montante também passará a compor a base de cálculo do prêmio.
Para explorar mais este assunto, periodicamente, a DMS Logistics promove encontros com os importadores para tirar dúvidas e dar orientações sobre como fazer a contratação mais adequada a cada empresa ou operação. “É importante trazer luz a este assunto que possui diversas regras simples, mas que por não fazerem parte o dia a dia das empresas, podem se tornar um pesadelo” finaliza Bernardo.