Redação Finanças – sex., 9 de julho de 2021 12:23 PM·1 minuto de leitura

• ANS anunciou reajuste de – 8,19% nos planos de saúde
  • Apenas 18,7% dos convênios em vigor no país serão contemplados
  • Agência regula apenas planos individuais

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou na última quinta-feira uma redução máxima de 8,19% nos valores dos contratos individuais de planos de saúde até abril de 2022. Entretanto, apenas 18,7% dos usuários brasileiros serão beneficiados, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), já que o reajuste negativo é voltado apenas para contratos individuais. As informações são do UOL.

O mercado de saúde suplementar oferece muito menos opções desse tipo, além de os valores de contratação serem mais altos, apesar de os reajustes serem mais baixos.

• Coletivo x individual

Enquanto isso, o reajuste médio para planos coletivos foi de 11,28% no ano passado, segundo pesquisa do Idec com as maiores operadoras do país. Isso representa uma diferença de três pontos percentuais acima do máximo estabelecido pela agência reguladora para convênios individuais, os únicos regulados pela ANS.

Para a coordenadora do Programa de Saúde do Idec, Ana Carolina Navarrete, “o anúncio exacerba a maior distorção regulatória no Brasil atualmente, que é a desigualdade de proteção entre os consumidores com planos individuais e aqueles que dependem de contratos coletivos, que são a maioria”.