Brasil e França são os dois países entre os 20 maiores mercados com redução nas vendas. Brasil teve participação mundial reduzida de 1,2% para 0,9%.

Sonho Seguro – Por Denise Bueno -14/07/2021 09:18

A recuperação econômica global de COVID-19 levará a um crescimento do produto interno bruto (PIB) real global historicamente alto de 5,8% em 2021. Os prêmios de seguro globais devem acompanhar este forte crescimento, aumentando em 3,3 % em 2021 para um total de US$ 6,9 trilhões. O relatório prevê um crescimento de prêmio de seguro de 3,9% para 2022. Em 2021, o crescimento do prêmio de seguro do mercado chave está previsto em 6,3% para a China, 1,7% para os EUA, 2,8% na Europa Ocidental e 5,6% para os mercados emergentes.

Este é um resumo do mais recente World Insurance Sigma, publicado pela Swiss Re desde 1968. O estudo tem sido a principal fonte de dados de vendas de seguros. O relatório inclui volumes de prêmios por país, taxas de penetração, densidade de seguros e principais indicadores macroeconômicos. O relatório também contém uma análise aprofundada do contexto econômico e social que molda o setor de seguros.

O relatório examina como fatores como inflação e digitalização estão influenciando o desenvolvimento da indústria de seguros. Uma oportunidade importante para as seguradoras é o desenvolvimento positivo na conscientização do consumidor, que foi cimentado pela pandemia COVID-19. O relatório destaca como os prêmios globais de seguro de saúde e proteção aumentaram 1,9% e 1,7%, respectivamente, em 2020, à medida que a pandemia aumentou a conscientização sobre o valor dos produtos de saúde e proteção.

Brasil e França são os dois países entre os 20 maiores mercados com redução nas vendas. Brasil teve participação mundial reduzida de 1,2% para 0,9%

O mercado global de seguros continua a se consolidar nos Estados Unidos, China e Japão. Esses foram novamente os três principais mercados de seguros do mundo por tamanho em 2020, juntos respondendo por quase 58% do mercado global, mais do que há um ano (2019: 56%). A participação de mercado dos 20 principais países também aumentou ligeiramente para 90,7% em 2020 de 90,5% em 2019. A China continua a ter uma participação crescente, alcançando 10,5% do mercado global de seguros no ano passado. A região da Ásia em rápido crescimento está se tornando cada vez mais dominante, com seis mercados em nossa classificação dos 20 primeiros e cerca de 25% de participação de mercado em 2020. Esperamos que os mercados emergentes continuem a superar os mercados avançados e a Ásia a superar outras regiões, com a mudança contínua em poder econômico de oeste a leste refletido na fonte de crescimento do prêmio global.

As tendências de crescimento dos prêmios não vida voltarão ao normal este ano em um cenário de recuperação forte, mas desigual na economia global e dinâmicas de crescimento diferentes para as principais linhas de negócios. Esperamos o maior crescimento de prêmios neste ano e no próximo em ramos de negócios de seguros P&C comerciais (incluindo compensação de trabalhadores). Nessas linhas, o volume de prêmios deve crescer cerca de 6% em 2021 e cerca de 5% em 2022, sustentado por melhorias significativas nas taxas e na recuperação econômica. Também prevemos um aumento no crescimento no seguro saúde global ou seguro médico para 2,5% em 2021 e 3,0% em 2022, ante 1,9% em 2020, impulsionado por uma economia americana forte e uma demanda de mercado avançado estável. Em mercados emergentes, onde os sistemas de saúde pública são frequentemente fracos, uma maior consciência de risco provavelmente aumentará a demanda por coberturas de seguro de saúde.

O seguro automóvel, o maior dos ramos pessoais, deverá registrar um crescimento abaixo da média novamente em 2021 após um fraco 2020, conforme o aumento da concorrência impacta os prêmios. Na maioria dos países, o mercado de automóveis está em uma fase de competição de preços acirrada após ganhos de subscrição significativos em 2020. A China está enfrentando pressão sobre os prêmios devido à recente des tarificação do mercado de automóveis, juntamente com uma queda recente nas vendas de carros novos. Esperamos que isso reduza as taxas das seguradoras de automóveis, resultando em uma queda em termos reais dos prêmios de cerca de 7,0% em 2021.

Jerome Haegeli, Economista Chefe do Grupo Swiss Re Institute: “Esperamos que o setor de seguros ganhe um recorde de US $ 7 trilhões em prêmios até o final do próximo ano. A melhor preparação para o próximo choque econômico é ter amortecedores econômicos em vigor. No entanto, os amortecedores fiscais e monetários estão se esgotando, o que significa que o setor de seguros privados é cada vez mais importante. A redução das lacunas de proteção precisa se tornar uma meta de política econômica. ”

“A recuperação econômica esperada em 2021 e 2022 está a caminho de se materializar e este é um fator chave para o crescimento dos prêmios de seguro em todo o mundo. O principal mercado a ser observado é a China, onde o crescimento econômico e de prêmios continua em um ritmo forte. A conscientização do consumidor é claramente um importante motor de crescimento e isso foi impulsionado pela pandemia. Quer se trate de seguro médico privado ou interrupção da cadeia de abastecimento para as empresas, as pessoas estão muito mais conscientes do que é seguro e como ele pode ajudá-las a emergir resilientes de tal crise. ”

John Chen, presidente da Swiss Re China: “A recuperação econômica chinesa impulsionará a recuperação da economia mundial e impulsionará o desenvolvimento da indústria de seguros na China, o que melhorará ainda mais a resiliência da sociedade e permitirá o desenvolvimento de alta qualidade tanto da indústria de seguros quanto da economia chinesa. O 14º Plano Quinquenal e outras metas ambiciosas delinearam grandes oportunidades de crescimento e espaço para inovação. A meta de neutralidade de carbono é outro fator chave que permite que a indústria de seguros contribua mais para o desenvolvimento sustentável da economia. A Swiss Re continuará a trabalhar com nossos parceiros e clientes para fechar as lacunas de proteção e construir resiliência social. ”