Notícias | 20 de agosto de 2021 | Fonte: CQCS

Inúmeros corretores de seguros estão sendo pegos de surpresa por emails enviados pela Susep alertando para a necessidade de atualização do cadastro, mesmo daquelas empresas que se recadastraram em 2020. Em alguns casos, o texto enviado pela autarquia adverte que, caso as pendências não sejam resolvidas no prazo indicado, o registro “estará sujeito à suspensão até que as pendências sejam integralmente corrigidas”. A denúncia foi feita por vários corretores de seguros, através do grupo de Whatsapp “Bom Dia, Seguro!”, do CQCS. 

Muitos corretores de seguros imaginaram, inclusive, estar sofrendo um ataque de hackers, pois todos estavam recadastrados desde o ano passado. Foi o caso de Pedro Luis Freitas Filho, da Cobertura Total Assessoria e Corretagem, um dos profissionais que relataram essa questão ao CQCS. “Vi no grupo que estava ocorrendo a mesma situação com muitos corretores. Não sabia se era fake ou uma tentativa de roubar nossos dados. Na mensagem, a Susep informou que constava uma pendência no cadastro e enviou um link para verificação. Não abri esse link. Fui direto no site da Susep, consultei o cadastro da corretora e constatei que está tudo certo, com cadastro ativo. Achei muito estranho”, relatou Pedro Luis, em depoimento ao CQCS. 

Já a corretora Jaquescimara Santos Gandra, da Liderança Absoluta Corretora de Seguros explicou que recebeu o email também com um link, que tentou abrir, mas não conseguiu. “Esse link fica rodando, mas não carrega. Fiquei cismada com isso. Eu não tenho documento pendente. Vi no aplicativo e está tudo ok”, afirma a corretora, que recebeu a mensagem da Susep tanto como pessoa física quanto jurídica. “Nos dois casos, não tem pendência alguma”, acrescentou. 

Por sua vez, o corretor Diogo Rodrigues, da Lograr Corretora de Seguros, chegou a trocar mensagens com a Susep, por email, mas não conseguiu resolver. Segundo ele, há muita gente com esse mesmo problema, sem saber o que fazer exatamente.  “Mandaram um PDF com 36 páginas para eu seguir um passo a passo. Imagine fazer isso em plena sexta-feira, o dia mais louco para o corretor de seguros. Na mensagem inicial, a Susep informou que havia pendência no contrato social, mas não houve qualquer mudança. Mandei email, explicando a situação e me responderam que faltava o contrato social. Eu fiz o recadastramento e estava tudo certo. Mandei tudo direitinho. Assim como eu, o pessoal não sabe o que fazer”, lamentou.  

Veja o texto da mensagem enviada pela Susep: 

“Informamos que constam as seguintes pendências em seu cadastro: 

 Corretor(a) não possui documento cadastrado. 

Solicitamos que acesse o link http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/como-resolver-pendencias para resolver as pendências. 

Informamos que a manutenção de sua base de dados atualizada garante segurança e transparência aos consumidores e à Susep. 

É importante lembrar que, com base no parágrafo único do art. 5º da Circular SUSEP nº 602, de 2020, caso as pendências não sejam resolvidas no prazo indicado, seu registro estará sujeito a suspensão até que as pendências sejam integralmente corrigidas. 

Este é um e-mail automático, por favor não responda.” 

O CQCS procurou a Susep para obter uma posição oficial do órgão regulador a respeito dessa questão. Contudo, até o momento da publicação desta reportagem, a autarquia não havia respondido.