Sindseg PR/MS – Como avalia o cenário atual em que é reconduzido para a presidência do Sincor-PR?

Wilson Pereira – O momento atual difere bastante de quando assumimos o primeiro mandato. Naquele período ainda não havia pandemia e muito menos suas consequências. Com a pandemia as transformações aceleraram, e agora, mais do que representar a categoria fazendo sua defesa e proteção, estamos tendo que acompanhar de perto as novidades para tomar providências rápidas e adequadas em cada situação.

Sindseg PR/MS – Quais os principais avanços conquistados no último mandato?

Wilson Pereira – Trabalhamos junto com a Fenacor e com o próprio Sindseg PR/MS num esforço de proteção ao consumidor. Em função da Covid-19, fizemos um trabalho para sensibilizar e pedir a cobertura no seguro de vida, porque as condições gerais das apólices não cobrem pandemia. Fizemos um esforço e as seguradoras acompanharam garantindo coberturas da ordem de R$ 4 bilhões, que ajudaram a mitigar as perdas e o sofrimento das famílias.

Também buscamos conscientizar os corretores para se associarem a entidade. Fundamental ter uma entidade forte e representativa que atue intensamente na defesa dos interesses da categoria. Conseguimos muitas vitórias nos últimos anos, como exemplo citamos sempre o Simples Nacional, e também, o fato de conseguirmos barrar a proposta legislativa que acabava com a figura do corretor de seguros.

Sindseg PR/MS – Quais os principais desafios para o corretor de seguros para os próximos anos e como o sindicato pode apoiar os profissionais?

Wilson Pereira – No Sincor/PR estamos com um plano de fortificar a atuação dos corretores de seguros orientando quanto a necessidade da diversificação na comercialização de produtos. O corretor hoje tem que estar alerta porque o mercado de automóveis pode estar fadado a ser um commoditie de produto massificado. As novas gerações provavelmente vão fazer a compra do seguro auto pela internet.

Então tentamos orientar para a necessidade de diversificação da oferta de produtos e da importância do corretor se manter atualizado. O consumidor está cada vez mais exigente e o corretor tem que atuar de uma forma consultiva, investindo no aperfeiçoamento e em tecnologia para manter a fidelidade de seus segurados.

Acho que a grande força do corretor é o relacionamento e prestar atendimento diferenciado. Por mais que se busque vender, o produto seguro não é só venda, é atendimento, principalmente no momento que o segurado mais necessita. Em qualquer ramo, no seguro de vida, por exemplo, o relacionamento do corretor é fundamental e apoia a família nos momentos difíceis.

Fazemos um acompanhamento próximo das mudanças promovidas pela Susep e tem muita coisa que vai mudar. Existem produtos massificados que terão vários ramos concentrados em uma só apólice. Nos grandes riscos, agora é possível negociação entre segurado e seguradora e o corretor é o grande intermediário na orientação ao empresário para entender realmente qual a sua necessidade e propor a cobertura adequada.

Sindseg PR/MS – Como o senhor avalia a mudança na direção da Susep?

Wilson Pereira – A Susep está abrindo o mercado de uma forma excessivamente rápida e sem convocar quem realmente conhece, que são os corretores e até mesmo os seguradores. A Susep tinha alguém que nunca trabalhou no mercado de seguros e começou a querer executar todas as mudanças de uma vez só sem a noção do que isto representa e o risco do que pode acontecer no futuro.

Estamos torcendo pela mudança na Superintendência. É importe que os corretores participem mais para que possamos ter alguém que conheça mais de mercado e possa atuar junto nessas mudanças e evoluções, aproveitando tecnologia e conhecimento do corretor, para crescermos juntos.

Sindseg PR/MS – Como o senhor avalia a parceria do Sincor-PR com o Sindseg – PR/MS?

Wilson Pereira – Estamos com um alinhamento muito bom com o Sindseg PR/MS. Junto com o presidente Altevir Prado realizamos uma série de reuniões para tratar das pautas comuns das seguradoras e corretores. Obtivemos vitórias importantes denunciando e combatendo o mercado paralelo. Nos próximos anos de gestão pretendemos dar continuidade a esta parceria fortalecendo cada vez mais a representatividade do mercado.