Notícias | 24 de novembro de 2021 | Fonte: CQCS l Juliana Winge

O uso da tecnologia combinado com a análise de dados tem se mostrado fundamental para as seguradoras buscarem soluções para atender cada vez melhor seus clientes. No entanto, o uso da tecnologia tem que ser combinado com a questão humana. “Se a gente falar de tecnologia sem falar de pessoas acaba sendo um grande erro então temos que pensar na melhor solução de pessoas para pessoas”, destacou o CTO Pottencial, Daniel Amorim, durante o painel Tech Transformando o Seguro, durante o primeiro dia do CQCS Insurtech & Innovation. Para ele, a tecnologia somada aos recursos humanos e conectada com as melhores soluções que existem no mercado são a chave para a inovação.

A pandemia obrigou as empresas a digitalizar seus processos e buscar soluções tecnológicas para continuar atendendo com excelência os segurados. “Vimos uma oportunidade de conseguir iniciar o processo de transformação com os recursos que tínhamos no momento, com calma e cautela, trazendo as tecnologias para cada momento do processo”, afirmou o CEO AbleTech, Arthur Soares. Para ele, um dos principais questionamentos foi colocar nas mãos do cliente a responsabilidade por encaminhar as informações de sinistros. “Essa proposta envolve o principal interessado neste processo: o segurado. Assim, conseguimos fazer uma avaliação das imagens que recebemos e gerar informações que permitam a seguradora tomar algumas decisões”, exemplificou o CEO. Isso só foi possível, pois muitas pessoas que ainda relutavam em aderir aos formatos digitais, se viram obrigadas a se conectar.

Este novo modelo também acabou resultando em dados, que geraram indicadores e KPIs. Estas informações permitem que a empresa tome decisões para atender cada vez melhor seus clientes. Com isso também é possível ser mais efetivo em todos os processos, já que a tecnologia substitui processos demorados e burocráticos. “A gente para de ser tão operacional e passa a ter uma visão mais macro do negócio. Começamos a entregar soluções que solucionam de fato”, afirmou o Diretor de Tecnologia e Produto Infocar, Sergio Gabriel Souza. No entanto, o Co-Founder SUTHB, Marcos Watamabe, lembra que é preciso estar atento a um ponto fundamental no uso de tecnologias e análise de dados: “seja útil, não seja chato”.