Revista Cobertura – Por 14/12/2021 as 20:51
Levantamento da MAPFRE aponta que as principais categorias de produtos mais seguradas foram celulares, fritadeiras, liquidificadores, ventiladores e circuladores e grills e sanduicheiras
A MAPFRE registrou aumento de 15% no volume de prêmios de seguro Garantia Estendida no Brasil no comparativo de 1º a 30 de novembro deste ano com o mesmo período de 2020, atingindo o montante de cerca de R$ 18 milhões. Os números compreendem a época das vendas da Black Friday, período de destaque para o comércio e varejo do País.
Entre os principais produtos mais segurados no período estão celulares (+14%), fritadeiras (+8%), liquidificadores (+6%), ventiladores e circuladores (+5%) e grills e sanduicheiras (+5%). A lista é completada por televisores (+4%), cortadores de cabelos e aparadores de pelos (+4%), escovas elétricas (+3%) e fornos (+2%).
Para Patricia Soeiro, superintendente de Seguros Especiais da MAPFRE, os dados comprovam que houve uma retomada do consumo de produtos pela população em decorrência da Black Friday, mesmo com a instabilidade econômica. “Para se ter uma ideia, quando fizemos um recorte da última quinzena de novembro comparada ao mesmo período de outubro, constamos um aumento de prêmios de 83% em Garantia Estendida”, aponta.
A executiva revela também que os resultados são furto do forte aumento nas vendas pela web no período. “Quando analisamos nosso principal parceiro de venda online, houve crescimento 171% em Garantia Estendida e 226% em roubo/furto de portáteis, o que mostra de fato um aumento no consumo pela internet, tanto de produto quanto de seguro”, conta. “Já a carteira de Garantia Estendida de loja física cresceu 5,7%”, acrescenta.
Patricia observa que o levantamento mostra também a conscientização dos consumidores sobre a importância do produto garantia estendida. “Neste ano, boa parte da população permaneceu mais tempo em suas residências devido ao esquema de trabalho remoto ou híbrido, o que fez com que a utilização de eletrônicos ou eletrodomésticos aumentasse, gerando mais desgastes dos componentes”, comenta.
Na avaliação da executiva, na situação de aperto monetário ao longo do ano, o consumidor que não possuía garantia estendida teve que arcar com os reparos de eventuais defeitos do próprio bolso, enquanto o cliente que possuía coberturas contratadas evitou despesas indesejadas que não estavam planejadas, sem impacto em seus orçamentos domésticos. “De qualquer forma, em ambos os casos, ficou evidente que houve aumento na percepção sobre a necessidade da contratação do seguro garantia estendida no ato da compra de um novo produto eletroeletrônico”, conclui.