Pesquisa da HR Tech Flash também mostra que a flexibilidade é a principal melhoria desejada por 53% dos entrevistados
JRS – Néctar Comunicação Corporativa – 12 horas atrás – crédito da imagem Jason Goodman / Unsplash Images
Que os benefícios são fatores primordiais para atração, retenção e engajamento de talentos, isso ninguém tem dúvida, ainda mais em tempos de mudanças nas relações de trabalho. Um levantamento inédito realizado pela Flash, HR Tech de benefícios flexíveis, em parceria com a Offerwise, reforçou essa importância e como esse quesito tem ganhado cada vez mais protagonismo nas relações profissionais.
Com 503 entrevistados, o levantamento com trabalhadores CLT, busca entender suas relações com os benefícios recebidos em suas empresas e os fatores de decisão associados a eles. Quando o assunto é mudar de emprego ou escolher entre propostas, 77% dos respondentes afirmaram que a empresa fornecedora dos benefícios é um fator considerado na tomada de decisão. Na relação “salário x benefícios”, 54% dos colaboradores preferem “melhores benefícios a melhores salários”.
As empresas que oferecem os melhores benefícios acabam sendo avaliadas positivamente pelos colaboradores. Para 84% dos entrevistados, as empresas que oferecem benefícios se importam mais com os colaboradores. Esse dado está relacionado diretamente à vontade que os colaboradores têm de permanecer na empresa: 85% dos entrevistados desejam continuar em empresas que concedem benefícios.
Outra pesquisa liderada pela Flash, conversou com 109 profissionais de RH que utilizam produtos da HR Tech e mostra como os benefícios estão estritamente ligados à retenção de talentos. De acordo com o levantamento, 53% dos respondentes consideram que a maior dificuldade da área é reter talento e 62% afirmaram que a adoção de benefícios flexíveis melhorou a retenção de talentos na empresa. Outro número importante é que 99% dos entrevistados disseram que a oferta de benefícios de forma flexível trouxe mais flexibilidade tanto para a corporação quanto para o colaborador.
Para Rafael Maia, CRO da Flash, os benefícios são uma demanda que vai muito além da alimentação e transporte, por exemplo. ”Quanto mais benefícios com qualidade os colaboradores possuem, mais valorizados eles se sentem. A demanda por mais benefícios que atendam as demandas específicas, que dizem respeito a cada funcionário, é antiga. As empresas, principalmente por conta das novas necessidades que a pandemia trouxe, estão entendendo isso. Hoje, diversas empresas buscam complementar o seu quadro de benefícios para melhorar seus níveis de turnover, com entretenimento, saúde mental, bem-estar, educação e outros serviços”, conta.
Os queridinhos do colaboradores
O Plano de Saúde, além de ser considerado pelos entrevistados como o benefício mais importante, também é o mais ofertado pelas empresas. Segundo levantamento da Flash, os benefícios mais concedidos aos colaboradores são: Plano de Saúde (76%), Vale Alimentação (70%), Vale-transporte/Auxílio combustível (57%), Plano Odontológico (53%), Vale-Refeição (52%), Seguro de Vida (35%), Cesta Básica (25%), Participação nos Lucros (24%), Convênio farmácia (21%), Auxílio Creche (19%), Horário Flexível / Home Office (16%), Auxílio Home Office (15%), Day-off no aniversário (11%), Auxílio educação (9%), Auxílio educação (9%), Auxílio Academia (9%), Vale cultura (6%) e outros (3%).
Diferentemente do que é oferecido pela maioria das empresas, os colaboradores elegem outros benefícios como os “mais importantes”. Na terceira posição, no lugar do Vale-transporte/Auxílio combustível – neste Ranking em quarto lugar – está a Participação nos lucros, enquanto o Plano odontológico cai para a oitava posição; Plano de Saúde (63%), Vale Alimentação (43%), Participação nos Lucros (28%), Vale-transporte/Auxílio combustível (27%), Vale-refeição (24%), Cesta Básica (20%), Auxílio creche (13%), Plano odontológico (13%), Convênio Farmácia (13%), Auxílio Educação (13%), Auxílio Home Office (11%), Seguro de Vida (11%), Horário flexível / Home Office (10%), Day Off no aniversário (5%), Auxílio Academia (3%) e Vale cultura (1%).
Melhorias para os serviços de benefícios desejadas pelos usuários
Com o avanço das tecnologias e praticidades que os usuários já experimentam em outros serviços – como no sistema bancário – há uma demanda cada vez maior pela melhoria em outras áreas. Ainda segundo a pesquisa, 53% dos usuários acreditam que usar o valor do benefício do jeito que quiser melhoraria o serviço. 44% gostariam que o cartão fosse aceito em qualquer estabelecimento. 19% assinalaram “receber o cartão com rapidez para começar a usar desde os primeiros dias de trabalho”. Em sequência, “conseguir usar o cartão para pagamento através do aplicativo próprio e outras plataformas” (15%), “Ter um aplicativo fácil de usar” (12%), “Descontos em lojas e parceiros” (10%), “Acompanhar meu saldo e gastos pelo aplicativo (7%), “Poder bloquear ou desbloquear o cartão com facilidade pelo aplicativo” (3%), foram as demais escolhas feitas pelos respondentes.
Como funciona a Flash
O sistema funciona da seguinte maneira: os profissionais de Recursos Humanos configuram o orçamento que será destinado aos benefícios dos funcionários e quais serão as categorias oferecidas, como refeições, alimentação, transporte, saúde, educação e cultura. Por sua vez, os colaboradores recebem um cartão com bandeira Mastercard e podem usá-lo em mais de 2 milhões de estabelecimentos, além de usufruírem de descontos adicionais que podem chegar a 75% em mais de 180 parceiros, Uber, UberEats, Deezer, Spotify, Google Play, Xbox Game Pass, Movida, Petz, LabiExames, Drogaria São Paulo, LivUp, Cacau Show, Tok&Stok e muitos outros.