Sonho Seguro – Por Denise Bueno -19/03/2022 06:09

A agência de classificação de crédito americana Fitch Ratings alerta que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem maior probabilidade de impactar o setor de seguros europeu por meio de volatilidade no mercado financeiro, do que por efeitos diretos de sanções a entidades russas e outras medidas que restringem os negócios russos.

As resseguradoras europeias têm pouca exposição direta da Rússia em suas carteiras de seguros e carteiras de investimento, bem como uma exposição insignificante da Bielorrússia e da Ucrânia, mas a volatilidade nos mercados financeiros globais causada pelo conflito pode afetar significativamente seus índices de capital.

Além disso, o conflito também levanta a possibilidade de ocorrência de uma inflação mais elevada, o que, em última análise, poderia levar a uma pressão sobre a rentabilidade, particularmente para os seguros patrimoniais.

O envolvimento internacional no mercado de seguros russo foi limitado desde que a Rússia invadiu a Península da Criméia em 2014, o que levou as resseguradoras globais a retirarem grande parte de sua cobertura.

Em um comunicado à imprensa, a Fitch Ratings estima que a cobertura de riscos das resseguradoras globais na Rússia normalmente representa menos de 2% de seus prêmios brutos emitidos.

A exposição é principalmente de linhas especializadas, como energia, marine e aviação, normalmente ressegurados nos sindicatos do Lloyd’s of London. A Fitch Ratings acrescentou que o Lloyd’s disse que menos de 1% dos negócios que realiza estão relacionados à Rússia ou à Bielorrússia.

“Dada a modesta exposição russa das seguradoras europeias, acreditamos que o maior risco para seus perfis de crédito pode vir da volatilidade do mercado financeiro e da inflação mais alta”, afirmou a agência.

A exposição indireta de subscrição é mais difícil de quantificar, mas a Fitch acredita que isso poderia afeta os lucros de algumas empresas, embora não deva afetar seu capital ou ratings.

Além disso, a Fitch Ratings afirmou que espera que o conflito leve a reclamações de crédito comercial, fiança e seguro de risco político, adquiridos por clientes corporativos que fazem negócios na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia. Essas linhas de negócios representam apenas 4% a 5% do prêmio bruto globalmente, com os países afetados representando uma pequena parte disso.

Como a maioria das resseguradoras europeias tem capital forte em relação a seus ratings, uma desaceleração sustentada nos mercados financeiros pode corroer seu espaço de capital e colocar grande pressão em alguns ratings.

A Fitch Ratings também alertou que a guerra pode exacerbar a alta inflação, que já está acelerando devido a interrupções na cadeia de suprimentos, bem como pressão de margem em linhas de cauda curta devido aos crescentes custos de reparo de edifícios e veículos.

Mesmo que as seguradoras possam aumentar os prêmios de acordo, se a inflação alta persistir, podem surgir deficiências de reservas em linhas de cauda longa.

Isso também afetaria os resseguradores, particularmente por meio de reivindicações de responsabilidade geral e tratados de resseguro de excesso de perda com franquias fixas.

Enquanto isso, os ataques cibernéticos a empresas e agências governamentais aumentaram desde a invasão, o que pode elevar as reivindicações de seguro cibernético devido a vazamentos de dados e interrupção de negócios.

O seguro cibernético representa menos de 5% do prêmio da maioria das seguradoras e o mercado é direcionado para seguradoras maiores e mais bem capitalizadas, que cedem grande parte do risco a resseguradoras que têm a capacidade de suportar grandes perdas por catástrofes.