• SEGS.com.br – Terça, 22 Março 2022 18:06 – Crédito de Imagens: Divulgação – Escrito ou enviado por  Weslley Morais

Apesar da relevância dos meios físicos, as plataformas digitais já são igualmente importantes, gerando até 54% da receita dos varejistas

Atualmente, mais da metade da receita dos varejistas vem das plataformas digitais, é o que revela a pesquisa da IDC realizada a pedido da Infobip, empresa de comunicação em nuvem omnichannel, chamada “Crie uma plataforma abrangente para uma boa experiência no cliente de varejo”.

Outro número relevante indicado pelo estudo é que mais de 80% dos varejos utilizam redes sociais, como Facebook e Instagram, para suas vendas. Esses números são um reflexo da pandemia, que causou um aumento de 40% no acesso às redes sociais e obrigou os varejistas a explorarem outros canais de venda, além de novas funcionalidades de marketplace e diferentes meios de pagamento, como o WhatsApp Pay.

Além disso, mais de 86% dos varejistas usam as informações que são geradas pelos clientes em ambientes virtuais para criar comunicações personalizadas ou estratégias para programas de fidelidade.

A pesquisa também mostra que as empresas estão se preparando para oferecer produtos e serviços digitais ao consumidor final. Desse mercado, 33% buscam ofertar esse tipo de serviço porque seus clientes exigem e 23% porque buscam ser disruptivos e inovadores.

Desafios

Existe um desafio na integração entre as plataformas de comunicação: 70% das informações que são geradas pelos clientes são processadas por soluções proprietárias de gestão de relacionamento com o cliente e apenas 25% dos varejistas possuem serviço de atendimento ao cliente terceirizado que fornece relatórios de acompanhamento.

Neste sentido, os varejistas indicam os maiores desafios de comunicação e engajamento do cliente durante a pandemia:

A inovação para manter as vendas e a operação;
O suporte e o atendimento ao cliente de forma virtual;
Entender as necessidades do negócio e as demandas dos clientes;
Criar uma boa experiência de compra em canais online.

“Sem dúvida, os varejistas devem construir alianças e buscar plataformas integradas para criar uma estratégia omnicanal que integre espaços físicos e virtuais (e-commerce, redes sociais, chamadas ou aplicativos). Além disso, é preciso ter em mente as práticas de segurança e de privacidade para gerar confiança digital e oferecer uma melhor experiência para o cliente”, afirma Yuri Fiaschi, VP Global de vendas da Infobip.

Sobre a Infobip

A lnfobip é uma plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala em todas as etapas da jornada do consumidor, fazendo uso dos canais favoritos de cada cliente. A empresa tem soluções próprias de atendimento ao cliente e chatbots, com tecnologias escaláveis na nuvem, além de trabalhar com os principais aplicativos de mensageria do mercado, tais como WhatsApp, RCS, SMS e Facebook Messenger. Possui escritórios em seis continentes e tem parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações que garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, a Infobip promove uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Somos um provedor de confiança para milhares de clientes em todos os cantos do mundo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.