CNseg – Maria de Fátima – 21 horas atrás
Maria de Fátima Fernandes é empresária há mais de 14 anos e especialista em Gestão de Reputação, em Códigos de Comportamento e Etiqueta / Divulgação
Confira artigo de Maria de Fátima Fernandes, empresária há mais de 14 anos e especialista em Gestão de Reputação, em Códigos de Comportamento e Etiqueta
Para responder esta pergunta convido você, executivo de seguros, a refletir sobre um tema muito importante: Você é uma Marca Pessoal e a todo momento comunica uma mensagem para os colaboradores, clientes, amigos, etc. Antes que você venda quaisquer produtos ou serviços as pessoas compram quem você é!
Pode-se perceber aqui a relevância da imagem pessoal pois deve estar alinhada com nossos objetivos. Quando cuidamos de nós mesmos e demonstramos esse cuidado, as pessoas percebem isso; não só as que fazem parte do nosso ciclo pessoal como as do ciclo profissional também. Se cuidamos de nossa aparência passamos a mensagem de que cuidaremos dos negócios de nossos clientes.
E sim, somos julgados o tempo todo mesmo que inconscientemente.
Se ainda tem dúvidas do Poder da Imagem Pessoal para o sucesso na carreira e negócios, coloco aqui o resultado de uma pesquisa efetuada em 2001 nos EUA pelo Management Institute of Technology, que diz: bastam poucos segundos para alguém que nunca nos viu antes fazer uma leitura da nossa imagem e dessa leitura, ou seja dessa primeira impressão, 25% correspondem a aparência que fica.
Estas primeiras impressões são muito importantes em fechamento de contratos, reuniões de negócios, entrevistas; entendendo que este primeiro contato é impactante, o início da construção de um bom ou mau relacionamento com os clientes.
Agora imagine começar uma negociação de um contrato de seguros, com uma impressão errada? Será que assim fecharia contratos?
Abaixo eu te ajudo como desenvolver uma imagem pessoa de sucesso:
Cuide da sua aparência:
Como vimos acima, a primeira impressão faz parte do impacto da nossa marca pessoal. A forma como nos vestimos diz muito sobre nós. Nossas roupas devem traduzir nossa essência e personalidade. Nós somos o tempo inteiro a imagem que transmitimos dentro e fora do ambiente profissional. O cuidado com nossa imagem deve ser mantido sempre. Tão importante quanto parecer ser é ser. Ninguém gosta de fazer negócios com uma pessoa que não transmite sucesso e credibilidade, concorda?
Cuide do seu comportamento:
Saiba que além de nossa aparência, nosso comportamento e reputação também precisam estar alinhados à imagem que desejamos transmitir. Cuidados com grupos, piadas, tom de voz; é importante praticar o autoconhecimento. Saiba entender os feedbacks. Rede Social também faz parte da construção de uma imagem de sucesso. A pior situação que pode ocorrer na imagem pessoal é descobrirem que somos personagens pois não sustentamos aquilo que pregamos como valores.
Há um ditado que diz: O print é eterno.
Por último, nossa imagem pessoal muitas vezes precisa de intervenções e manutenções, se faz necessário a coerência e consistência de nosso posicionamento, principalmente quando trabalhamos com público, clientes ou estamos representando uma empresa.
Agora que você sabe a importância da marca pessoal: O que sua imagem transmite hoje?
*Maria de Fátima Fernandes é empresária há mais de 14 anos e especialista em Gestão de Reputação, em Códigos de Comportamento e Etiqueta, além de ser certificada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo curso Consultoria de Imagem e Gestão de Reputação. Instagram: @amariadefatima_