JRS – Newton Queiroz – 18 horas atrás
Newton Queiroz é CEO da EABR e da CEABS Serviços / Divulgação
Confira artigo de Newton Queiroz, CEO da Europ Assistance Brasil e da CEABS Serviços
Em um mundo completamente diferente do que tínhamos em 2019, a sociedade brasileira vem tendo o tema proteção cada dia mais perto de suas prioridades no momento de considerar seus gastos mensais. Claro, como em muitos casos estamos falando de um item novo na cesta de necessidades, a busca por preços competitivos vem sendo a cada dia mais forte.
Não temos dúvida que o custo é sumamente importante para todos nós nos dias de hoje, assim como aumentar nossa proteção, e para isso o balanço entre quanto se gasta e o que se compra é tão importante. É aqui que o corretor de seguros desenvolve um papel ainda mais importante do que antes, pois, com o número de ofertas que existem hoje (para as mais variadas modalidades de seguros), muitas vezes o cliente acaba por não compreender o que de fato está contratando (ou até mesmo não entende 100% devido ao fato da cultura de seguros ainda ser algo novo em nosso País).
O melhor exemplo que posso usar é do seguro de vida, o qual tem uma importância enorme, assim como uma variedade de produtos para todas as necessidades. Porém, em inúmeros casos me deparo com consumidores que estão com produtos inadequados para suas necessidades ou pagando custos que poderiam ser mais bem atendidos, caso tivessem uma assessoria de um corretor de seguros na hora da compra.
Claro que defendo que o consumidor tenha a opção de contratar de distintas formas, mas é necessário deixar claro o que o corretor agrega durante sua compra. Não se trata apenas de encontrar o melhor preço, e sim do melhor custo-benefício e entender o que o cliente realmente necessita, assim como toda a sua família.
Agora pensemos em produtos ainda mais inovadores como seguros para carros autônomos, ou até voadores, como um cliente iria efetuar a compra de seu seguro sem ter o correto entendimento de um especialista do produto para protegê-lo? Ou um seguro de proteção cibernética, o que cobre e o que não cobre? São tantos pontos e variáveis, que o corretor é fundamental para encontrar o melhor produto, sem falar na hora de um eventual sinistro onde o cliente está muitas vezes em um momento debilitado e neste momento é que o corretor vai ao socorro buscando auxiliar na resolução o mais rápido possível.
Por que resolvi escrever sobre este tema? Justamente porque tivemos diversas discussões na última semana a respeito do papel do corretor, e entendi que seria um tema muito importante, pois, vai de mão dada com o desenvolvimento de nossa indústria.