CNSeg – 06 de Maio de 2022 – Mercado

O seguro Garantia Estendida manteve, em fevereiro, o comportamento de retração observado em janeiro (-11,1%), recuando 6,0% em relação a fevereiro de 2021. O volume de vendas do comércio varejista de fevereiro divulgado pelo IBGE através da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) voltou a crescer na comparação mensal interanual (+1,3%), após seis meses consecutivos de queda. Entretanto, a atividade de “Móveis e Eletrodomésticos”, que ajuda a impulsionar o seguro Garantia Estendida, apresentou em fevereiro, pelo nono mês consecutivo, comportamento de queda, retraindo 12,6%, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. As perspectivas ainda seguem pessimistas. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que a compra de bens duráveis ainda está em um momento negativo para 75,9% dos entrevistados. Preocupações com a inflação e os juros estão levando os consumidores a serem mais cautelosos em compras de longo prazo.