Notícias | 18 de agosto de 2022 | Fonte: Insurtalks

O seguro é um negócio conhecido pela confiabilidade. Mas o setor também está maduro para a modernização, a fim de enfrentar os desafios de um ‘novo normal’ caracterizado pela constante interrupção dos negócios.

Hoje, estamos vendo um retrocesso nas antigas regras de engajamento entre seguradoras, corretores e clientes, com líderes de seguros adotando uma série de tecnologias digitais personalizáveis ​​que pagam dividendos em outras verticais há anos, e os inovadores do setor estão obtendo retornos mensuráveis ​​em eficiência aprimorada e experiência do cliente.

Então, em quais tecnologias os profissionais de seguros devem pensar e como eles podem beneficiar melhor o ecossistema digital? Aqui, veremos algumas das tendências que estão impulsionando a adoção de novas formas de negócios para superar o cenário em constante mudança.

Enfrentando os desafios

A pandemia mudou a proeminência das estratégias digitais em todos os setores. De acordo com a McKinsey, acelerou a adoção comercial de tecnologias digitais em vários anos.

A pesquisa da McKinsey também mostra que 90% das agências de seguros consideram o software e a infraestrutura legados como barreiras à digitalização. O uso de plataformas e softwares desatualizados juntamente com processos manuais continuam a causar problemas como:

  • Perda de tempo. Muitas agências ainda dependem de funcionários para concluir tarefas repetitivas e demoradas. Apenas no lado da operadora, os dados sugerem que a tecnologia adequada pode automatizar até 60% das operações de back-end .
  • Experiências ruins do cliente. Um relatório do IBM Institute for Business Value descobriu que 42% dos clientes não confiam no setor de seguros, e a maioria deles quer que as seguradoras os entendam melhor. No entanto, 60% dos executivos de seguros dizem que não têm uma estratégia de experiência do cliente. Então, claramente, há uma oportunidade para os provedores corrigirem essa dispendiosa lacuna.
  • Rotatividade de clientes. Uma pesquisa da PWC mostra que quase metade dos consumidores consideraria mudar para seguradoras que oferecem experiências digitalizadas.

Todos os sinais apontam para a necessidade de inovação e modernização contínuas dos processos centrais para melhorar a satisfação e a retenção de clientes de seguros. As agências de hoje não têm escolha a não ser se antecipar às tendências tecnológicas em constante mudança ou perder clientes para concorrentes mais experientes.

A tecnologia da agência evolui

Felizmente, a tecnologia pode resolver muitos dos desafios do setor. A apresentação de slides acima ilustra nove tendências de tecnologia que as agências de seguros independentes devem considerar.

À prova de futuro com treinamento

Um estudo da Deloitte descobriu que 69% das seguradoras esperam gastar mais tempo no processamento e aquisição de dados no futuro.

Um estudo da Deloitte descobriu que 69% das seguradoras esperam gastar mais tempo no processamento e aquisição de dados no futuro.

À medida que a tecnologia e as demandas dos consumidores evoluem, as agências proativas podem colher todos os benefícios da inovação. Mais de dois em cada três entrevistados da Pesquisa Nacional de Subscritores de Seguros Independentes/PIA de 2022 destacaram a necessidade de educação continuada e desenvolvimento profissional contínuo, enfatizando que o treinamento é indispensável para o sucesso da agência.

A educação continuada também se aplica à adoção de tecnologia, que permite que os corretores capitalizem adequadamente as ferramentas à sua disposição. Embora as necessidades exatas de treinamento variem com base na tecnologia específica, as necessidades gerais incluem:

  • Aprender a usar produtos de software e hardware;
  • Compreender os processos de onboarding do cliente;
  • Auxiliar os clientes no uso de ferramentas online ou móveis; e
  • Abordar as lacunas de habilidades (por exemplo, fornecer treinamento de software).

Uma abordagem disciplinada ao treinamento pode melhorar o resultado final junto com a satisfação do consumidor e do funcionário. Por exemplo, o “microtreinamento” envolve o ensino de novas habilidades em ambientes mais descontraídos, o que aumenta o engajamento. O treinamento adaptativo adapta as abordagens de ensino ao estilo de aprendizagem de cada pessoa, garantindo que todos entendam as ferramentas de seu ofício.

Como começar

Cabe a cada seguradora avaliar criteriosamente as tecnologias para melhorar seus processos e satisfazer seus clientes; e, em seguida, treinar os funcionários de acordo. Dada a velocidade da mudança, uma divisão digital aparecerá entre as agências que implementam essas tecnologias e aquelas que não o fazem.

Abrace a tecnologia agora. Não espere que a divisão se torne um abismo. Encontre parceiros de tecnologia especializados com experiência no setor de seguros que possam ajudar a implementar projetos piloto comprovados que podem trazer retornos rápidos. Depois de ver os resultados, ajuste e dê os próximos passos a partir daí.

Adam Kiefer ( Adam@talageins.com ) é cofundador e CEO da Talage, fabricante de software para a indústria de seguros.