Dois representantes da CNseg estiveram na sede do Sindseg PR/MS em Curitiba nesta segunda-feira (12) apresentando aos diretores do Sindicato os serviços que a Confederação disponibiliza às seguradoras para auxiliar as companhias nas diversas etapas de formatação, comercialização e operacionalização do seguro.

Boa parte dos serviços da CNseg cruza bancos de dados públicos disponibilizando informação qualificada para a tomada de decisão. O diretor de serviços às associadas da CNseg André Vasco e o gerente de negócios da entidade Eduardo Ruas explicaram que a maioria das seguradoras já utiliza esses produtos, mas a divulgação continua necessária para expandir para as diversas áreas e maximizar resultados.

“Muitas vezes uma seguradora conhece bastante da aceitação, mas na parte de regulação do sinistro não, mas os produtos da CNseg podem auxiliar em toda a operação”, afirmou Eduardo Ruas, destacando que no último estudo feito pela Confederação a economia para a seguradora com a contratação de alguns produtos pode chegar a R$ 50 milhões.

O gerente de negócios da CNseg André Vasco destacou que um dos produtos comentados na apresentação, o EV (Enquadramento de Veículos), é muito importante tanto na aceitação, quanto na precificação ou até no momento do sinistro. “A maioria das seguradoras já contrata esse serviço mas boa parte dos funcionários não conhece. É importante divulgarmos esses produtos porque eles podem ajudar em todas as áreas até mesmo no esforço de marketing e vendas”, completou Vasco.

Para o presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado, o momento do mercado segurador é extremamente delicado e desafiador em função de um conjunto de fatores como, inflação, taxa de juros altos, problemas na cadeia produtiva que estão elevando os preços dos seguros, bem como a sinistralidade que permanece elevada. “Isso impõe alguns desafios ao mercado em suprir a sinistralidade e repassar preços ao consumidor que muitas vezes não está disposto a pagar. Nestes momentos é importante que tenhamos mais informações e, unidos, como instituição, possamos trabalhar de forma mais assertiva e inteligente levando qualidade e produtos adequados”.

Neste contexto, Altevir avaliou que a visita dos representantes da Confederação é muito oportuna. “Receber a CNseg contribui nesse propósito de receber mais informações e saber lidar com elas trabalhando de forma mais planejada, mais estratégica e assertiva regionalmente. Foi uma alegria e uma satisfação muito grande estar com a CNseg aqui e saber de um pool de serviços que a Confederação oferece e que as seguradoras possam fazer bom uso”.

A vice-presidente do Sindseg PR/MS Mara Ribas disse ter ficado surpresa com a apresentação da CNseg. “Realmente nós não tínhamos noção da quantidade de informações que eles podem trazer. No dia a dia isto pode fazer a diferença até mesmo na prospecção de negócios. Para a área técnica é fundamental também porque podemos conferir se a precificação está de acordo com o risco olhando a frequência de sinistro por região. A informação traz benefícios também para os corretores na comercialização. Para o público-alvo também é importante porque direciona melhor a oferta e ajusta a precificação”.

Das 30 soluções ofertadas pela CNseg, 14 são para a área de automóvel, dentre as quais o Registro Nacional de Sinistros e o Registro da Carteira de Habilitação. Os serviços da CNseg funcionam 24 horas por dia nos 7 dias da semana. São cerca de 150 milhões de consultas anualmente.

Sistema de Quantificação da Fraude

Exemplo de serviço de grande utilidade para as seguradoras é o Sistema de Quantificação da Fraude (SQF), ferramenta institucional da CNseg para a coleta e respectiva compilação dos dados necessários à geração dos indicadores para quantificação da fraude.

Por intermédio deste sistema, alimentado pelas próprias seguradoras, em todos os ramos de seguro, com exceção de Saúde Suplementar, Capitalização e Previdência Complementar, desde 2004 são gerados anualmente indicadores de fraude contra o seguro, compondo-se assim uma inédita série histórica dessas ocorrências no segmento de Seguros Gerais.