Notícias | 22 de setembro de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

As grandes companhias de seguros vão precisar mudar sua estratégia de ser uma organização voltada ao produto para uma que entenda o consumidor e busque atender suas necessidades. A afirmação foi feita pelo CEO da seguradora Farmers, Jeffrey Dailey, durante o InsureTech Connect (ITC), em Las Vegas. As informações são do Valor Econômico.

O executivo explicou que no processo de transformação da cultura de inovação da companhia a visão orientada ao produto precisou ser questionada. “Na perspectiva da companhia, somos muito orientados ao produto. Mas na visão da equipe [de inovação] na verdade não importa tanto o produto que vendemos. A abordagem do time é entender a demografia dos consumidores e que os clientes têm coisas que eles querem que sejam feitas.”

Para o presidente e executivo-chefe de operações (COO) da Verisk, Mark V. Anquilare, as mudanças têm acelerado na indústria de seguros em meio a uma série de fatores, como pandemia, guerra, catástrofes climáticas e comportamento de consumidores. “O momento é de aceleração da inovação, acho que as empresas precisam ser capazes de tomar risco e ser criativas, além de alimentar uma cultura de inovação”, avaliou.

Segundo o executivo, um dos pontos chaves para essa mudança está ligada ao relacionamento com os clientes. “O setor de seguros tem de conseguir ser mais rápido e mais ativo com os consumidores”, disse. Conforme Anquilare, a tecnologia ajuda as seguradoras a entender melhor os riscos, a precificação desses riscos e também a possibilidade de fraudes. 

Dailey também pontuou que um dos desafios de uma grande seguradora em relação à inovação é justamente decidir deixar a zona de conforto do negócio. “É realmente difícil para uma companhia grande investir em algo que será pequeno por algum tempo”, explicou.