Notícias | 4 de outubro de 2022 | Fonte: Insurtalks

No negócio de seguros, a experiência de um cliente gera maior confiança do que a capacidade financeira da seguradora que assume o risco. Isso acontece desde o primeiro contrato de seguro, há mais de 400 anos, e será ainda mais acentuado com o avanço da tecnologia.

Por isso, nosso grande desafio como indústria é usar a tecnologia para melhorar constantemente a experiência do segurado, em todo o processo relacionado ao contrato de seguro, desde a compra até o sinistro ou a comunicação transparente com quem não tem reclamações, mas ainda assim querem a proximidade e clareza de seu orientador.

Nesse caminho, o que o tempo mostrou é que nem todas as ofertas digitais alcançaram o equilíbrio necessário entre conhecimento de seguros (Insur) e tecnologia (tech) .

Nos últimos anos, vimos insurtechs full-stack que tinham mais conhecimento da tecnologia do que da indústria perderem seu prestígio; e também, dos agregadores que valorizaram a comparação de preços e subestimaram as necessidades do vínculo com o cliente.

Por exemplo, o caso da aliança com a Chubb Seguros para desenvolver produtos digitais voltados para empresários. Isso nos permitiu, juntos, entrar em um novo segmento de clientes, entender suas necessidades e, com novos dados, enriquecer a cobertura de seguros e sua abrangência. Outra experiência é com o Grupo Supervielle , em que a 123Seguro disponibiliza toda a sua capacidade tecnológica e know-how para levar aos seus clientes um novo produto de seguro automóvel.

Um novo tipo de cliente para o setor segurador

As possibilidades tecnológicas que existem hoje forjaram um usuário muito mais exigente que não quer mais realizar os mesmos procedimentos tradicionais, nem de forma análoga, nem por meio da digitalização. Diante dessa mudança de paradigma, no que diz respeito aos serviços no setor segurador, surgem novos processos que são refundados para as novas necessidades dos clientes. O usuário dos serviços de seguros atuais tem um perfil muito mais propenso a exigir que suas experiências de consumo sejam digitais. Para que aqueles que prestam serviços desta natureza se tornem verdadeiramente competitivos, pode-se pensar que é necessário um grande investimento.

Se olharmos para a região, 90% dos projetos de insurtech estão relacionados à melhoria da experiência de distribuição e aquisição de um serviço de seguros. Por isso, procuram juntar a operação de seguradoras tradicionais que dão o suporte de um produto consolidado e que lhes permite focar a sua energia na manutenção do core do negócio na melhoria da experiência do cliente ao longo de todo o processo.

Injeção de inovação para o setor de seguros

De fato, as insurtech ajudam a indústria de seguros a humanizar o seguro graças às possibilidades que são ampliadas com ações como imediatismo, cobertura verdadeira 24 horas por dia, 7 dias por semana e redução de custos graças à concentração de várias tarefas a partir de uma única ferramenta automatizada. São ações que tentam mudar as regras de uma indústria que, embora pareça irônica, não estava totalmente voltada para o cliente. A fusão entre seguradoras tradicionais e empresas de Insurtech complementa de forma muito importante e eficiente a técnica das empresas mais consolidadas.

Assim, as seguradoras podem acelerar seus processos de inovação e a integração da tecnologia em suas tarefas. Além disso, na área de distribuição, podem atingir novos clientes como a base da pirâmide ou um cliente 100% digitalizado.

Ao contrário de outras verticais de serviços financeiros, o setor de seguros tende a se transformar sem excluir figuras como o corretor, que de qualquer forma se adapta ao uso das tecnologias, as torna próprias e as assume como uma ferramenta mais eficiente para o cliente.

A colaboração entre seguradoras, resseguradoras e startups já é uma realidade. Hoje estamos vendo uma revolução com o surgimento de novos players no ecossistema de seguros: marketplaces, super apps, plataformas de ecommerce, neobanks e fintechs interessados em trazer produtos e experiências de seguros inovadores para seus clientes.

As alianças estratégicas são o caminho para o desenvolvimento da indústria e permitirão fornecer soluções rápidas e inovadoras aos seus clientes.

*A coluna foi escrita por Martín Ferrari, CEO da 123Seguro