Seguradoras associadas ao Sindseg PR/MS estiveram presentes na feira de agronegócio que é considerada uma das maiores da América Latina.

Na última semana aconteceu em Cascavel, no oeste do Paraná, a 35º edição do Show Rural Coopavel, umas das maiores feiras agroindustriais da América Latina.

Nesta edição foram 600 expositores e mais de 380 mil visitantes, movimentando R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras).

Diretores de seguradoras associadas ao Sindseg PR/MS estiveram presentes na feira com estandes próprios ou em parceria com corretores e instituições financeiras.

Segundo o presidente do sindicato Altevir Prado (Bradesco Seguros), a Show Rural é uma das feiras mais importantes do mundo e está entre as duas maiores do Brasil.

“Para nós do Paraná é sinal de prestígio uma vez que a feira ocorre no interior do estado e expressa a grandeza do agronegócio no estado e no país. Tem uma exposição muito forte de cunho tecnológico e mostra exatamente a fronteira do conhecimento para a produtividade no campo, seja na pecuária ou na agricultura”

Altevir lembrou que o agronegócio brasileiro ocupa uma participação importante no PIB e ajuda no equilíbrio da balança comercial. “Naturalmente todo esse negócio precisa estar protegido oferecendo mais possibilidade de planejamento para produtor rural e para o empresário do agronegócio como um todo”, disse Altevir, citando alguns exemplos de seguros envolvidos.

“Existe uma série de produtos de seguros tanto na carteira de RD equipamentos, como rural, porteira fechada, enfim, uma série de produtos que circunvizinham o agronegócio, sendo importante para as seguradoras estarem presentes em eventos dessa magnitude”, completou.

Também membro da diretoria do Sindseg PR/MS, Raphael Polaquini (Sancor) destacou a importância das seguradoras levarem a mensagem da cultura de proteção ao produtor. “O dia que eu estive na feira passaram por lá cerca de 100 mil pessoas, então a visibilidade para a seguradora é importantíssima, justamente para levar essa cultura do seguro para o agricultor. São vários negócios movimentados alí, desde um seguro prestamista para aquela linha de crédito que está sendo retirada pelo agricultor para investimento em sua propriedade, como também seguros de máquinas, enfim, a participação das seguradoras é fundamental”, disse Polaquini.

A próxima edição da feira já está marcada, será de 5 a 9 de fevereiro de 2024.

Dados sobre agronegócio e seguros

Dados de prognóstico de produção agrícola do IBGE apontam que a safra de grãos, cereais e leguminosas deve alcançar 293,6 milhões de toneladas em 2023, o que significará uma alta de 11,8% em relação a 2022.

Em 2022, o volume de negócios de Seguro Rural bateu recorde histórico, foram 12,6 bilhões de reais em prêmios emitidos, uma alta de 40% se comparado a 2021. O número é três vezes maior do que há cinco anos. Em 2018, o mercado de Seguro Agrícola comercializou 4,28 bilhões de reais em prêmios.

Na mesma proporção que houve aumento na procura pelo Seguro Rural, também cresceu o volume de indenizações. Em 2018, o pagamento de indenizações de Seguro Rural fechou em 1,95 bilhão de reais. Já em 2022, este volume chegou a 10,3 bilhões, isto representa um crescimento de 78,6% comparado a 2021.

De acordo com projeções da CNA, o PIB do agro deve terminar este ano com alta de 2,5% em relação a 2022. A estimativa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) é ainda mais ousada: crescimento de 8%. Se confirmado, será o maior do setor desde 2017 (14,2%).