Notícias | 16 de fevereiro de 2023 | Fonte: Blog da Quiver
Uma das prioridades em uma corretora de seguros é a gestão de tempo e produtividade. Afinal, é através disso que você pode otimizar os recursos humanos ao máximo e alcançar os melhores resultados, o que significa uma redução de custos, maior produtividade e satisfação do cliente.
Portanto, existem algumas práticas que podem auxiliar a corretora de seguros a conseguir bons números através da gestão de tempo e produtividade. Além disso, a implementação de tecnologias, boas práticas e capacitação da força de trabalho são extremamente importantes para alcançar esse objetivo.
Nesse post, a Quiver explica as vantagens e benefícios desse recurso e como fazer da maneira correta, aplicando em sua corretora. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!
O que é gestão do tempo e produtividade?
A gestão de tempo e produtividade são dois conceitos que andam juntos dentro de uma corretora de seguros. De maneira geral, esse método é a habilidade de administrar horas do dia da sua equipe para que seja usada de maneira mais eficiente.
Ou seja, essa é a habilidade de planejar com base no tempo que você tem para trabalhar. De fato, isso ajuda a priorizar as atividades mais importantes do seu dia a dia, levando em conta o prazo de entrega e quantas horas são necessárias para realizar cada tarefa.
Basicamente, é fazer o seu trabalho no menor tempo possível, sem comprometer a qualidade da entrega. Dessa forma, a gestão de tempo e produtividade significa trabalhar melhor e não trabalhar mais.
Benefícios desse conceito na corretora
A gestão de tempo e produtividade é uma habilidade que pode beneficiar qualquer equipe, porém, vamos usar esses benefícios para o mercado de seguros. Alguns dos benefícios dessa prática são:
- Mais foco: escolher a quantidade específica de horas para uma tarefa evita que você faça malabarismos com muitas responsabilidades ao mesmo tempo. Isso porque cada atividade deve ser feita em determinado tempo;
- Objetividade: planejando o dia, você não perde tempo se perguntando onde você deveria estar trabalhando e mais tempo trabalhando de fato;
- Tomada de decisão assertiva: como seu trabalho já está todo planejado, você consegue prever cenários. Com isso, você melhora sua capacidade de identificar prioridades e ajuda a entender quais as melhores decisões a serem tomadas;
- Mais qualidade nas entregas: a organização das atividades considera todos os detalhes de uma tarefa. De fato, isso ajuda a completar a atividade com mais precisão;
- Menos estresse: o planejamento auxilia na priorização das tarefas diárias, dessa forma, você se sente menos sobrecarregado durante o dia.
Portanto, outro ponto que se torna importante na gestão de tempo e produtividade é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Portanto, quando se utiliza essas ferramentas de gerenciamento de tempo, fica mais fácil entender quando uma tarefa vai ser concluída. Isso permite planejar quando seu trabalho será finalizado antes mesmo de começar.
Dessa maneira, você evita que as horas diárias de trabalho sejam ultrapassadas e não compromete sua vida pessoal
Melhores práticas de gestão de tempo e produtividade para corretoras
Contudo, existem algumas ações que apresentam resultados relevantes para as corretoras e devem ser aplicadas o quanto antes. Confira:
Ter um bom planejamento
O primeiro passo para aumentar a produtividade e melhorar a gestão de tempo de uma corretora é seguindo um planejamento. Dessa forma, é possível mapear as oportunidades para utilizá-las.
Veja quais são os processos da sua corretora e identifique a sequência de tarefas. Atualmente, em média, quanto tempo dura a execução de cada tarefa? Nesse ponto, é preciso ser realista para identificar o tempo que leva. Depois disso, tem que avaliar para ver se esse tempo está dentro do ideal ou precisa melhorar.
Invista em uma solução de multicálculo
A melhor maneira de automatizar uma tarefa dentro da corretora é através de uma ferramenta de multicálculo. Antigamente, os corretores precisavam fazer cotações individualmente nos sites das seguradoras, montar um arquivo reunindo todas as propostas e enviar para o cliente manualmente.
Hoje em dia, com uma solução em multicálculo como a Quiver, é possível realizar cotações simultâneas nas principais seguradoras do país. Tornando a vida do corretor mais fácil e rápida na hora de mandar as cotações para seus clientes.
Indicadores de desempenho para medir a gestão de tempo e produtividade
Existe uma máxima no mundo dos negócios hoje em dia: “se você não mede, você não sabe. Se não sabe, não pode melhorar.” Dessa forma, é preciso ter indicadores de desempenho para avaliar da maneira correta e gestão de tempo e produtividade da sua corretora.
Indicadores de qualidade, de produtividade, de operação, comercial e outros pontos são importantes para medir os gargalos que existem na empresa. A partir disso, você pode criar estratégias para mudar e reformular para conseguir bons resultados.
Com esses pontos, é possível trazer mais qualidade na operação da sua corretora, sem forçar o colaborador para conseguir resultados.
Para mais conteúdos e dicas sobre o gerenciamento e aumento de produtividade dentro de uma corretora, clique aqui e acesse nosso blog.