Notícias | 8 de março de 2023 | Fonte: Insurtalks
A Autoridade Reguladora e de Desenvolvimento de Seguros do país (IRDAI) confirmou que exploraria o uso de tecnologias blockchain e Web3 para melhorar seu setor de seguros. O presidente da IRDAI, Debasish Panda, revelou a repórteres no Conclave 2023 da Indian Venture and Alternate Capital Association (IVCA) que o setor estará interessado em aproveitar a onda global de digitalização.
“ChatGPT, que é uma das interrupções clássicas, o popular chatbot AI acumulou mais de 100 milhões de usuários em apenas dois meses e já está mudando a forma como o mundo funciona”, disse Panda. “Para os seguros, os tempos estão mudando. Estaremos nos aventurando no mundo da subscrição contínua e do seguro contínuo”.
Usando registros distribuídos, a Panda afirmou que os motoristas veriam as flutuações nos custos de seguro com base no estado e nas rotas das estradas em tempo real. O uso de contratos inteligentes permitirá que os usuários recebam pagamentos automaticamente sem os processos burocráticos típicos que assolam os setores.
Panda observou que as mudanças radicais estão ocorrendo logo após o aumento do interesse de empresas globais de capital de risco (VC). No início de fevereiro, a InsuranceDekho da Índia levantou US$ 150 milhões em uma rodada de financiamento da Série A liderada pela Goldman Sachs Asset Management e pela TVS Capital, com um aumento semelhante em andamento para a Acto.
Outras mudanças previstas pelas partes interessadas no espaço de pagamento da Índia incluem a capacidade das empresas de processar conjuntos de dados massivos com computadores quânticos e inteligência artificial. A Panda acrescentou que, no futuro, os segurados da Índia poderão utilizar opções de autoatendimento na interação com seguradoras locais.
“Estamos todos caminhando para o programa que o mundo diz ‘Planeta personalizado’. Os jovens millennials e a Geração Z querem tudo à mão, e isso deve ser flexível, tanto em termos do que é coberto quanto de como eles pagam”, disse Panda.
Adoção crescente de blockchain para a Índia
As taxas de adoção de blockchain da Índia são nada menos que impressionantes, pois superam as taxas de seus vizinhos, passando a ser um líder mundial em livros contábeis distribuídos. Vários programas foram organizados para introduzir o blockchain como parte do currículo de aprendizagem dos alunos no país, sendo o mais recente o módulo de aprendizagem da Instituição Nacional para Transformar a Índia (NITI) Aayog com 5ire.
As taxas de adoção estão alinhadas com os comentários do ministro das Finanças, Nirmala Sitharaman, de que o país tem como meta uma taxa de adoção de blockchain de 46% nos próximos anos. A DLT já fez sua estreia em várias facetas da economia da Índia, incluindo finanças, segurança, saúde e habitação.