Notícias | 13 de março de 2023 | Fonte: Insurtalks
As seguradoras de vida estão enfrentando uma série de desafios este ano, mas nenhum atrapalhou o ritmo da transformação digital no setor. Na verdade, é exatamente o oposto – os investimentos em TI do setor devem chegar a US$ 271 bilhões até 2025, acima dos US$ 210 bilhões em 2021.
Uma economia volátil, o aumento acentuado da inflação, a disrupção geopolítica e a queda da renda disponível levaram as seguradoras a marchar para o novo ano com os olhos postos em soluções tecnológicas progressivas. As principais tendências em 2023 giram em torno de personalização mais rápida, automação mais inteligente e distribuição mais eficiente. Estas tendências que as seguradoras devem priorizar este ano são as seguintes:
1. Recursos digitais avançados aumentam a produtividade e o envolvimento do cliente
As seguradoras estão desenvolvendo ferramentas preditivas de vendas que capacitam os agentes com percepções instantâneas e baseadas em dados do cliente para atender às necessidades do cliente. Esperamos que mais seguradoras optem por ferramentas digitais que melhorem a experiência do cliente e gerem valor vitalício nos próximos anos. As seguradoras oferecerão aos agentes mais acesso a dados e ferramentas de clientes em tempo real para aumentar a retenção de segurados. As seguradoras usarão dados de atividades de vendas e engajamento para melhorar o desempenho de distribuição e vendas do agente, resultando em receitas mais altas em todos os setores.
2. As parcerias do ecossistema oferecem um caminho para propostas de valor inovadoras
Inteligência Artificial e uma experiência perfeita são a chave para o sucesso futuro no setor de seguros. As seguradoras de vida estão se unindo a contrapartes voltadas para a tecnologia para oferecer ferramentas financeiras habilitadas para IA que ajudam os clientes a planejar e se preparar para o futuro. As parcerias de ecossistema ajudam as seguradoras a construir relacionamentos de longo prazo e confiáveis com os clientes, que educam e promovem a relevância do seguro de vida de uma forma orientada para o valor.
3. O seguro incorporado oferece acessibilidade na hora certa e no canal certo
As seguradoras estão alcançando clientes novos e mais jovens no momento e no local certos, priorizando colaborações para venda cruzada de seguros de vida por meio de integrações de software fáceis de implementar no ponto de venda. O seguro incorporado ajuda as operadoras a preencher as lacunas de cobertura e gera novos fluxos de receita, ao mesmo tempo em que reduz os custos de distribuição, promove a inovação de produtos e reduz os riscos de subscrição .
4. Iniciativas de bem-estar como serviço aprofundam o envolvimento
68% dos clientes de seguros relatam interesse em novas ofertas de bem-estar. As seguradoras estão usando ferramentas de bem-estar habilitadas para IA para ajudar os clientes a rastrear suas metas de condicionamento físico e criar planos de bem-estar personalizados. As seguradoras de vida que adotarem o bem-estar como serviço desenvolverão uma compreensão mais profunda das necessidades de seus clientes, melhorarão a retenção e reduzirão os sinistros.
5. As seguradoras migram para a nuvem para impulsionar a excelência operacional
Quase tudo acontece na nuvem hoje em dia. Em 2023, as seguradoras estão prontas para migrar de plataformas legadas para a nuvem, onde se beneficiarão de novos públicos, melhor segurança, melhor capacidade de resposta ao cliente e custos de manutenção reduzidos. A migração para a nuvem ajuda as seguradoras a automatizar as operações, acelera a transformação digital e oferece aos clientes uma experiência mais integrada.
6. As seguradoras de vida têm como alvo a geração do milênio
A geração do milênio representa uma grande oportunidade para o setor de seguros de vida. Quase metade da geração do milênio nos EUA – ou 34 milhões de adultos – diz que precisa de mais seguro de vida. As operadoras estão desenvolvendo plataformas digitais fáceis de usar para atender a essa base de clientes mais jovem. Para atender às necessidades crescentes da geração do milênio, as seguradoras de vida terão que simplificar o processo de inscrição, comercializar produtos mais relevantes, remover barreiras como o exame médico em casa e se tornar digitais.
7. O uso em tempo real de dados alternativos ajuda a automatizar e simplificar a subscrição
As seguradoras de vida a serem observadas em 2023 estão adotando fontes de dados alternativas que lhes permitem tomar decisões rápidas e precisas para que possam emitir apólices instantaneamente. Mais colaborações de operadoras com fontes de dados externas e maior investimento em IA e rastreamento de dados em tempo real maximizarão a eficiência e a precisão da subscrição.
8. As seguradoras fazem da sustentabilidade uma prioridade corporativa estratégica
As seguradoras de vida estão demonstrando um compromisso com a sustentabilidade por meio de uma ampla gama de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG). Isso se tornou uma prática comercial essencial porque mais segurados baseiam as decisões de compra em valores comerciais do que nunca. Sua estratégia de sustentabilidade corporativa deve incluir um compromisso com ESG. Isso ajudará a atrair talentos socialmente conscientes, criar uma operação escalável e manter os lucros.
9. Os microsserviços melhorarão a jornada do cliente
Muitas seguradoras de vida buscam uma transformação digital abrangente. Os microsserviços oferecem às seguradoras flexibilidade para integrar novas tecnologias de forma rápida e econômica. Em 2023, as seguradoras deixarão sua arquitetura monolítica para trás em favor da arquitetura de microsserviços para que possam acompanhar a crescente base de clientes de faça-você-mesmo com experiência em tecnologia.
10. A modernização do sistema central impulsionará a inovação
Pode ser assustador para as seguradoras lidar com a modernização de seus sistemas legados, mas fazer isso é a chave para o sucesso futuro. Para tornar o processo mais palatável, as organizações estão integrando novas tecnologias em seus sistemas legados por meio de APIs para que possam ficar à frente com novos serviços e experiências. A modernização do sistema principal é a chave para novos recursos digitais e oportunidades de negócios. Adotar uma abordagem híbrida ou adotar plataformas de baixo código ou sem código são ótimas opções para operadoras que não podem fazer a mudança de uma só vez.
Não é nenhum segredo que as experiências digitais abriram caminho para a vida cotidiana. As seguradoras de vida manterão isso em mente este ano, enquanto continuam a modernizar os principais sistemas, priorizar a inovação de produtos e investir em tecnologias de última geração para atender às demandas dos consumidores atuais.