Sonho Seguro – NOTÍCIAS E ANÁLISES – 28/04/2023 07:56 POR DENISE BUENO

A startup japonesa ispace inc disse que sua tentativa de fazer o primeiro pouso privado na lua falhou depois de perder contato com seu módulo de pouso Hakuto-R Mission 1 (M1), concluindo que provavelmente caiu na superfície lunar. A missão foi segurada pela Mitsui Sumitomo Insurance Co, uma unidade do MS&AD Insurance Group, e a ispace disse que pode receber alguma compensação, informa a Reuters.

“Perdemos a comunicação, então temos que assumir que não conseguimos completar o pouso na superfície lunar”, disse o fundador e presidente-executivo Takeshi Hakamada em uma transmissão ao vivo da empresa.

Foi o segundo revés para o desenvolvimento do espaço privado em uma semana depois que o foguete Starship da SpaceX explodiu espetacularmente minutos depois de decolar de sua plataforma de lançamento.

Uma empresa privada ainda não conseguiu um pouso lunar. Apenas os Estados Unidos, a ex-União Soviética e a China têm espaçonaves de pouso suave na Lua, com tentativas nos últimos anos da Índia e de uma empresa privada israelense terminando em fracasso.

O principal porta-voz do governo do Japão, Hirokazu Matsuno, disse que, embora a missão não tenha sido concluída, o país quer que o ispace “continue tentando”, pois seus esforços foram significativos para o desenvolvimento de uma indústria espacial doméstica, informa a Reuters.

O Japão, que estabeleceu a meta de enviar astronautas japoneses à Lua até o final da década de 2020, teve alguns contratempos recentes. A agência espacial nacional no mês passado teve que destruir seu novo foguete H3 de médio porte ao chegar ao espaço depois que seu motor de segundo estágio falhou em pegar fogo. Seu foguete Epsilon de combustível sólido também falhou após o lançamento em outubro.

No ano passado, a japonesa Mitsui Sumitomo Insurance (MSI), fechou um acordo com a empresa de exploração lunar ispace para oferecer o primeiro seguro lunar do mundo. Segundo um comunicado publicado pela ispace, o seguro cobre os riscos da primeira missão da empresa à Lua, com cobertura desde o lançamento do foguete ao pouso do módulo em nosso satélite natural.

O acordo inclui o foguete Falcon 9 que levará as cargas úteis e o estabelecimento da comunicação e transmissão de dados entre o lander e o centro de controle da missão, após pousar em solo lunar. Por meio de sua missão Mission 1 (M1), a ispace quer levar à Lua o lander Hakuto-R, que estará com o rover Rashid 1, dos Emirados Árabes, um pequeno robô da agência espacial japonesa JAXA, entre outros.