por Universo do Seguro – 7 minutos para ler
Castelano Santos, CEO e co-fundador da Tech Trail / Foto: Divulgação
Universo do Seguro entrevista Castelano Santos, CEO e co-fundador da Tech Trail, startup especializada em analytics para o setor de Seguros
O mercado de Seguros está passando por uma revolução impulsionada pela tecnologia. Empresas inovadoras estão usando inteligência artificial, big data e análise de dados para melhorar a eficiência operacional, prevenir fraudes e proporcionar uma experiência excepcional aos clientes. Para entender melhor esse cenário, o Universo do Seguro entrevista Castelano Santos, CEO e co-fundador da Tech Trail, uma startup especializada em analytics para o setor de Seguros. A Tech Trail é especializada na construção de modelos preditivos para avaliação de risco, o que possibilita a otimização do processo de subscrição, melhora na experiência do cliente e aumento da rentabilidade para o negócio.
Open Insurance e experiência do cliente
Com a implementação do Open Insurance, a relação entre seguradoras e clientes está passando por transformações significativas. Castelano Santos destaca que o compartilhamento de dados autorizado pelos consumidores é um ponto-chave nesse contexto.
“As discussões e avanços em relação ao Open Insurance estão aquecidas e trazem para o contexto atual do mercado, reflexões e movimentos dos players de preparação para estarem aptos a usufruírem dos benefícios sobre o compartilhamento do dados, autorizados pelos consumidores, bem como de construírem um ambiente tecnológico e de negócios adaptado ao novo momento em que a oferta de produtos, adequados às necessidades dos clientes, se tornará cada vez mais um fator decisivo de compra, tornando assim a competitividade no setor muito mais latente. Dessa forma, o consumidor se tornará, de fato, o ponto mais importante nessa relação. Isso fará com que o mercado vença a barreira do modelo de negócio orientado a produto e passe de forma definitiva para o modelo de negócio orientado à centralidade do cliente”, comenta.
Prevenção de fraudes e riscos cibernéticos
O aumento do volume de dados é um dos desafios enfrentados pelas seguradoras no contexto tecnológico. Para evitar vazamentos e fraudes, é crucial garantir a acessibilidade, disponibilidade e segurança dos dados. É nesse ponto que a inteligência artificial e a análise de dados entram em cena. “O uso inteligente dos dados, através de algoritmos e modelos estatísticos, nos permite identificar perfis e comportamentos suspeitos que indicam possíveis riscos de fraude”, revela Castelano Santos.
“Para isso o uso de tecnologias mais atuais, como a Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina são fundamentais para conseguir processar os volumes gigantescos de informações. Contudo, com tantas informações geradas a todo momento e oriundas de diversas fontes, surgem vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos, sendo um dos principais riscos cibernéticos enfrentados pelo mercado, o roubo de informações confidenciais dos clientes, como dados pessoais, informações financeiras e detalhes das apólices de seguro. É muito importante que as seguradoras implementem medidas robustas de segurança cibernética para proteger as informações confidenciais dos clientes e garantir a integridade do seu ambiente tecnológico”, acrescenta o especialista.
Modelos preditivos mais precisos na avaliação de risco
Uma das áreas que mais se beneficia da tecnologia é a avaliação de risco. As seguradoras enfrentam desafios na coleta de informações precisas, o que pode levar a problemas após a assinatura da apólice.
“Um dos grandes problemas da atividade principal de uma seguradora é a forma como se coleta as informações que servem de subsídio para a subscrição. Hoje, ainda, esse processo é baseado, em grande parte, pelos questionários utilizados para avaliação de risco, as famosas DPS (declaração pessoal de saúde) para os seguros de pessoas, por exemplo, que são baseados no princípio do princípio da boa-fé. Ao longo do tempo, as relações de consumo, comerciais e jurídicas evoluíram. No entanto, processos cruciais, como a subscrição, não evoluíram na mesma velocidade, levando a utilização de informações, que comprovadamente se mostram precárias para processo de subscrição. Depois que o risco é aceito e a apólice assinada, se esta foi baseada em informações precárias ou inverídicas, aumenta a incidência de possíveis fraudes, bem como, contencioso judicial, em situações detectadas somente no momento da regulação do sinistro. Há uma clara redução de receita causada por um processo lento, oneroso e ineficiente”, ressalta o CEO da Tech Trail. “O ambiente de controle da seguradora fica fragilizado, tendo em vista a incidência de aceitação de riscos que não deveriam ser aceitos, sejam pela propensão de fraude ou riscos não suportados pelas políticas de aceitação da seguradora. Além disso, a experiência do cliente-e oportunidade de negócios não são explorados na sua plenitude, em função do recorrente declínio de propostas que poderiam ser aceitas ou personalizadas de acordo com a análise adequada do perfil de cada pessoa, contudo, o processo tradicional de captura das informações, hoje adotado pela maioria das seguradoras, não são suficientes para cumprir esse objetivo. O uso inteligente dos dados, a fim de entender perfis individuais para avaliação dos riscos e personalização da oferta é uma necessidade do mercado e fundamental para que a experiência do cliente seja de fato colocada em prática, trazendo para o ponto alto da discussão a centralidade e o negócio orientado ao cliente”, completa.
Soluções oferecidas pela Tech Trail
A Tech Trail oferece uma solução inovadora para o setor de Seguros: a Subscrição Tech Trail. O motor de decisão e avaliação de riscos analisa cada cliente, permitindo que a seguradora tome decisões mais embasadas. “A solução é disponibilizada através de API, que pode ser integrada na plataforma de comercialização das seguradoras para consumo de serviço e tomada de decisão online”, explica Castelano Santos.
Segundo o CEO da Tech Trail, a ferramenta une a experiência de décadas no mercado segurador dos fundadores, com inteligência de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e o que há de mais moderno em tecnologia. “O motor foi concebido e desenvolvido pela própria Tech Trail, a partir de algoritmos, modelos estatísticos e regras definidas em camadas de avaliação. Para a implantação são levadas em consideração também as políticas de aceitação da seguradora, de forma a tornar a nossa entrega, adaptada ao modelo de negócio e apetite de risco de cada seguradora, que se torna nosso cliente”, demonstra. “As camadas são compostas por avaliações relacionadas ao compliance da pessoa, de forma validar, mitigar e identificar riscos de fraudes na contratação. Além disso, avaliamos o perfil da pessoa considerando modelos estatísticos, dados e propensão de riscos desenvolvidos pela Tech Trail, que envolvem fatores de riscos de acidentes, risco morte e risco de doenças crônicas, por exemplo. São utilizadas mais de 1.000 variáveis para entender o perfil da pessoa. Avaliamos o resultado de cada risco para subsidiar a decisão da Seguradora e definir se a proposta deve ser aceita, adequar o produto ao perfil do proponente, se o capital ou prêmio pode ser ajustado ou em último caso, se a proposta deve ser declinada. Tudo isso é processado, a partir de uma chave única, e o resultado é devolvido para a seguradora em 2 segundos”, diz Castelano Santos.
Segurança e proteção de dados
Diante das preocupações com a segurança e proteção de dados, a Tech Trail está comprometida com a privacidade das informações dos clientes. “A adequação dos processos com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, é um grande desafio enfrentado pelo mercado e todo seu ecossistema. Para que o processo de adequação a proteção de dados esteja completo exige que as empresas revisem suas políticas de privacidade, implementando estratégias de segurança de dados robustas. Além disso, é indispensável garantir a conformidade em todas as etapas da cadeia de valor, incluindo parceiros e fornecedores. Para nós a segurança dos dados e compliance em nossos processos estão entre os principais pilares que norteiam a nossa atividade e as relações com o nossos clientes seguradoras”, considera o executivo.
Segundo Castelano Santos, a Tech Trail já nasceu em compliance com essas questões. “Para isso, a nossa solução foi preparada para trabalhar com uma chave única de chamada, sendo esse o único dado que a seguradora transmite para nossa solução, que é o CPF do cliente, trafegado de forma criptografada por protocolo HTTPS. Depois de processado no nosso motor de subscrição, análise de dados e devidos cálculos, os dados sensíveis são todos descartados”, argumenta.
Inovação e transformação no setor de Seguros
A discussão sobre o uso inteligente dos dados é cada vez mais relevante no mercado de Seguros. A Tech Trail, juntamente com outras insurtechs, está impulsionando a transformação digital, melhorando a experiência do cliente e desenvolvendo produtos inovadores. “Está crescendo a maturidade e a visão da necessidade sobre o uso de novas tecnologias para transformar os principais processos, cruciais para o negócio e para as relações com os clientes, como subscrição e sinistros, por exemplo. Todas as discussões nesse sentido, são muito positivas, pois trazem oportunidades de novos negócios, competitividade no setor e mais benefícios para o cliente, que é o principal elo nessa relação”, aponta o CEO da startup.
Por fim, Castelano Santos considera como latente a importância de tornar a experiência e a centralidade do cliente em uma realidade de fato. “Para isso, ter a capacidade e competência para usufruir dos benefícios do uso inteligente e responsável dos dados vai nortear o planejamento estratégico das empresas do setor nesse e nos próximos anos. As insurtechs conseguem de forma muito ágil acelerar a jornada de transformação digital, melhorar a experiência do cliente, desenvolver produtos inovadores, e ter um grande aproveitamento dos recursos tecnológicos”, finaliza.
A Tech Trail, fundada por Castelano Santos e Wecsley Alves, tem feito a diferença na indústria de Seguros, estabelecendo novos padrões de eficiência e resultados. Entre seus principais clientes estão grandes players do mercado, como a Tokio Marine Seguradora e o IRB (Re). A empresa continua a desbravar o cenário de inovação e promete trazer ainda mais avanços tecnológicos para o setor de Seguros.