JRS – kbb2 dias atrás
Medidas de incentivo do governo, restrição de crédito e juros elevados foram essenciais para a de todas as faixas de ano/modelo
As medidas de incentivo do Governo Federal foram essenciais para fazer de junho o segundo melhor mês do ano em vendas e projetar julho com emplacamentos acima da média, de acordo com ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Após uma de tendência de alta em maio, os preços dos carros novos voltaram a apresentar uma pequena queda em junho, segundo o Monitor de Variação de Preços – MVP da Kelley Blue Book (KBB) Brasil. O estudo aponta que todas as faixas de ano/modelo apresentaram alguma depreciação nos preços médios no sexto mês de 2023.
A redução nos preços dos veículos novos tem relação com os descontos promovidos pela Medida Provisória do Governo, incrementados por abatimentos aplicados pelos próprios fabricantes.
Os veículos seminovos (até 3 anos de uso) mantiveram a queda de preços em junho – mesmo com a inclusão dos modelos 2023/2024 – impulsionada pelos descontos dos modelos zero quilômetro.
Os preços dos carros usados (de 4 a 10 anos de uso) se mantiveram em queda durante junho de 2023, segundo o levantamento do MVP da KBB Brasil.
Fiat 500e foi o único elétrico que desvalorizou em junho
Desde janeiro de 2023, a KBB Brasil monitora os preços de veículos elétricos e híbridos comercializados no Brasil. No levantamento de junho, o Fiat 500e foi o único modelo que apresentou variação de preço no último mês: -4,46%.
Opinião do especialista
Por Fernando Barros – gerente de Precificação e Validação da Cox Automotive do Brasil
A Medida Provisória de incentivos do governo deu um fôlego extra ao mercado de automóveis durante uma época do ano em que a procura é ainda menor, apesar das altas taxas de juros e da restrição de crédito.
Verdade seja dita que o grande salto se deu quando foi permitida a entrada de empresas no processo de compra, reforçando ainda mais a “dependência” que o mercado automotivo brasileiro tem com este público.
Mas agora vem a seguinte dúvida: como vamos manter o volume de vendas? Especialistas do setor acreditam que a manutenção de um crescimento passa pelo tripé formado pelo crédito, taxa de juros e reforma tributária.
Nesse ponto concordamos que o segmento necessita realmente de um desenho tributário mais inteligente, uma vez que o crédito ainda está bastante restrito devido à inadimplência do setor e com o endividamento das famílias (o maior da série histórica) e com a taxa de juros nas alturas (estimulada pela manutenção da taxa Selic). A resposta positiva destes indicadores impacta diretamente na retomada de crescimento de vendas.
Notamos mais um mês de queda nos preços dos veículos seminovos e usados, e a tendência é que isso perdure por mais algum tempo. Não apenas pelo estímulo do governo na venda do “carro popular”, porém, muito mais pelo cenário de taxa de crédito elevada e de limitação do crédito, como falamos acima, que desanima o consumidor a trocar de carro.
Até a próxima!
O MVP de junho de 2023 da KBB Brasil analisou 23.622 versões de veículos 0km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento.
A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.