Notícias | 18 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS | Itana Oliveira –  Imagem: Reprodução Susep

O Painel de Inteligência do Mercado de Seguros é um sistema que permite a qualquer pessoa acessar o banco de dados estatísticos do mercado de seguros, resseguros e previdência complementar aberta e capitalização.

De acordo com o site da Susep, nele é possível consultar informações sobre evolução de prêmios, sinistros, contribuições, resgates e sinistralidade ao longo do tempo, podendo segregar os dados por empresa, ramo ou linha de negócio e por Unidade Federativa, além de comparar empresas ou grupos de empresas com o mercado e conhecer as principais provisões e cessões de resseguro.

Neste portal, os profissionais podem pesquisar diversas mudanças que o mercado de seguro apresentou, desde o ano de 2018 até outubro de 2023, data da última atualização do Portal, além de permitir comparar períodos anteriores com o atual. Basta selecionar o mês que deseja consultar e o site disponibilizará outras opções de filtros.

O corretor de seguros pode fazer uso do Portal para entender a atividade do consumidor diante do mercado segurador, a posição e dados das empresas, além de ter acesso aos dados estatísticos de cada estado brasileiro.

O painel disponibiliza uma síntese sobre as estatísticas do mercado segurador como um todo e segrega esses dados permitindo que o corretor fique atualizado sobre a margem de sinistros que tem acontecido e quanto de indenização tem sido pago, além de mostrar quais empresas estão dispondo de mais indenizações e os seus valores.

Dentro dos números da previdência, é viável saber o total de contribuições e resgates, e assim como no caso de prêmios de seguros,  entender as estatísticas de cada empresa e o número de resgates parciais e totais.