Notícias | 28 de fevereiro de 2024 | Fonte: CQCS

Os Corretores de Seguros precisam estar atentos às oportunidades que surgirão para os seus clientes com a vigência das novas normas para o PGBL e VGBL. Como a Susep explicou em live realizada nesta segunda-feira (26), entre as vantagens que o consumidor poderá usufruir, com a devida consultoria dos Corretores de Seguros, constam a possibilidade de percepção de rendas já no período de  acumulação  e a contratação de rendas simultâneas.   “O consumidor poderá escolher adequadamente e tomar a sua melhor decisão de investir”, assegurou o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani.

Além desses benefícios, o Corretor deve buscar junto à seguradora, a qualquer momento, ofertas de  renda  que sejam mais vantajosas para o seu cliente. Também será possível buscar ofertas de rendas em outras  seguradoras, através da portabilidade de parte dos recursos da reserva.

Outro ponto importante é que as novas regras, para estimular a poupança previdenciária, permitem a criação de planos bem mais flexíveis,  que melhor atendam às necessidades do participante no seu ciclo de vida e  diante de imprevistos.

A Susep também buscou fortalecer as características de produtos de longo prazo. Para isso, foram aprovados dispositivos que facilitam o uso dos recursos para financiar o desenvolvimento da economia e, ao mesmo tempo, ampliam as  opções de fundos com maior rentabilidade, na fase de acumulação. “A desvinculação do momento de contratação do plano do momento de contratação da renda é um dos aspectos mais relevantes, pois torna os produtos mais flexíveis e mais atrativos do ponto de vista econômico”, explicou a coordenadora de Regulação de Seguros Massificados, Pessoas e Previdência da Susep, Adriana Hennig.

Nesse contexto, também é favorável ao consumidor a alteração do momento da definição da taxa de juros e dos parâmetros técnicos do plano. Atualmente, no momento da contratação, são definidos, por exemplo, a Tábua Biométrica e a taxa de juros garantida para cálculo do benefício. Com as alterações, a taxa de juros passa a poder ser definida no momento da conversão em renda, de acordo com as taxas praticadas no mercado, naquele momento. Isso trará maiores ganhos para o cliente.

Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=_L8nwpWcnQs&t=7s