- SEGS.com.br – Sexta, 08 Março 2024 18:23 – Crédito de Imagens:Divulgação – Escrito ou enviado por Camila Oliveira – Imagem: Freepik
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, apresenta boas expectativas para o empreendedor brasileiro. Em 2023, um levantamento da Nuvemshop destacou a data como uma das mais importantes para o varejo, considerando um crescimento de 19% no setor sobre o ano anterior. Para 2024, o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) apresenta um cenário positivo, sendo o mês de março o que apresenta as maiores altas, justamente por conta das ações no Dia do Consumidor.
No entanto, a data reforça a necessidade de criar estratégias para conquistar novos clientes e fidelizar o público para garantir o sucesso dos negócios ao longo de todo o ano.
Para André Concourd, criativo com mais de 18 anos no mercado de publicidade e fundador do estúdio de branding e publicidade Gilda, “As marcas precisam ter uma visão estratégica aliada a uma visão cultural, para que ações criativas tragam impacto e resultados em todos os meses do ano”. Já a publicitária Deh Bastos, sócia e Diretora-Executiva de Criação da agência MAP Brasil, afirma que “estar atento para as novas tendências, inovar e propor ideias que vão além do óbvio são diferenciais competitivos de grande importância para aplicar a economia criativa no seu negócio”.
Fernanda Zago, CEO da WEpayments, fintech especializada no processamento e gestão de alto volume de pagamentos instantâneos, afirma que quem empreende deve estar sempre em movimento. “Não entre no automático. Por mais que o dia a dia seja desafiador, fique de olho no mercado e se mantenha atualizado”.
Os profissionais listaram 6 dicas para quem deseja impulsionar a sua marca de forma criativa e sem grandes investimentos. Confira:
1 – Tecnologia como aliada do negócio. Em diferentes frentes de branding, como: design, motion e estratégia, é fundamental estarmos sempre abertos e atualizados sobre as novas tecnologias e, principalmente, sobre como somá-las entre si no processo criativo.
2 – A inteligência artificial, irá desempenhar um papel fundamental em trabalhos criativos. Ela pode ser uma forte aliada para o crescimento da sua empresa. A capacidade de adaptar-se às novas ferramentas e técnicas é essencial para se manter relevante no cenário atual que vive a indústria, compreendendo que essas ferramentas são complementares ao nosso trabalho, não substitutas.
3 – Ouça o seu consumidor. Existem pesquisas, dados analíticos, profissionais de estratégia e, ainda assim, muitas marcas insistem em ter uma visão distorcida da sua marca. A consequência é uma falta de conexão entre marca e público-alvo.
4 – Entender quais sentimentos são os mais desejados pelos consumidores na busca por uma marca e desenvolver seu negócio de forma autêntica e que gere identificação nas pessoas, muitas vezes, isso precisa desafiar e quebrar padrões culturais arraigados.
5 – Segmentação por comportamento e não mais por perfil convencional de gênero e idade. Estamos em um momento de transição de gerações e temos pessoas com diferentes perfis, porém com hábitos de consumo cultural parecidos, como, por exemplo: games, cultura, esporte, alimentação, entre outros.
6 – Acompanhe o mercado e esteja sempre de olho nas mudanças do seu setor. Antecipe tendências e acompanhe o que os seus concorrentes estão fazendo e se mantenha atualizado. Desconhecer o que acontece no mercado em que você atua pode fazer com que perca grandes oportunidades de captar e fidelizar clientes.