Revista Cobertura – Por 11/07/2024 as 09:38
Recentemente, um novo motivo para preocupação tem surgido entre os proprietários de imóveis em Massachusetts: seguradoras estão cancelando apólices residenciais com base em imagens aéreas capturadas por drones das propriedades seguradas.
Segundo matéria do Wall Street Journal, a situação foi relatada por proprietários que afirmam ter recebido notificações de cancelamento acompanhadas de fotos aéreas de suas casas. As imagens destacavam problemas de manutenção nos telhados, exigindo reparos como condição para manter a cobertura do seguro. A prática, que já ocorria na Califórnia e em outros estados, agora está ganhando atenção em Massachusetts.
A Divisão de Seguros de Massachusetts esclarece que, embora as seguradoras possam utilizar imagens aéreas para coletar informações sobre a propriedade segurada, não podem usá-las para coletar dados pessoais dos proprietários ou suas famílias ao decidir sobre os detalhes da apólice.
No entanto, de acordo com matéria publicada em um dos principais jornais brasileiro de negócios, o Valor Econômico, nos EUA, o serviço de monitoramento por drones já representa um segmento inteiro, com várias startups, como a EagleView, que opera em 98% do território americano, mas também oferece soluções baseadas em imagens tiradas por aviões e satélites, com uma definição de detalhes que alcança menos de uma polegada. Segundo a companhia, o banco de dados já reúne mais de 85 milhões de fotos aéreas do país, capturadas por aeronaves.
“Entendemos que a utilização de tecnologia para avaliar propriedades pode ser uma ferramenta útil, mas é fundamental que as seguradoras ajam com transparência e responsabilidade. Os proprietários devem ser informados claramente sobre os critérios utilizados nas avaliações e ter a oportunidade de contestar ou corrigir qualquer problema apontado”, afirma Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance.
E para ajudar os proprietários sobre como agir caso recebam um aviso de cancelamento de seguros baseado em imagens de drones, a BRZ Insurance traz algumas dicas:
- Entrar em contato imediatamente com o corretor de seguros. Ele pode orientar sobre os melhores passos a serem seguidos para mitigar prejuízos e evitar o cancelamento. Em muitos casos, ainda há tempo para negociar e fazer as modificações necessárias para manter a apólice vigente.
- Realizar inspeções regulares para identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves.
- Manter uma rotina de manutenção é essencial para a conservação do patrimônio e a segurança da propriedade.
- Informar a seguradora sobre qualquer reforma ou melhoria realizada na casa, garantindo que a apólice reflita as condições atuais da propriedade.