Notícias | 22 de julho de 2024

Na sexta-feira, 19 de julho, setores de diversos países, incluindo o Brasil, tiveram suas operações paralisadas ou comprometidas devido a um apagão causado por um erro de atualização de software de uma empresa americana de segurança. Inicialmente, pensou-se que a interrupção fosse resultado de um ataque cibernético, evidenciando a crescente preocupação com a segurança digital.

Ataques cibernéticos estão no topo das preocupações de líderes empresariais globais, conforme estudo do Centro para Estudo de Inovação Financeira (CSFI), do Reino Unido, patrocinado pela PwC. Em 2024, houve um aumento de 28% nos ataques cibernéticos em todo o mundo no primeiro trimestre, segundo a Check Point Research. No Brasil, o crescimento foi ainda maior, chegando a 38%.

Nesse cenário, o seguro de riscos cibernéticos emerge como a principal solução para mitigar os danos causados por malwares, phishing, spoofing e outros ataques. A Wiz Corporate, unidade de negócios do grupo Wiz Co (B3: WIZC3), dedicada à distribuição de seguros e produtos financeiros ao mercado B2B, oferece essa solução e está preparada para atender clientes de qualquer segmento ou porte.

Eduardo Bezerra, head de seguros cibernéticos da Wiz Corporate, conta que diariamente, quase 400 mil malwares são identificados. Ele indica que passos fundamentais para fortalecer a segurança cibernética nas empresas são: fazer avaliação de segurança, desenvolver políticas de segurança, realizar treinamentos, implementar tecnologias e, principalmente, ter uma apólice de seguro cibernético. “A contratação deste tipo de proteção vem aumentando ano a ano, impulsionada pela implementação da LGPD nas empresas e pelos ataques bem-sucedidos que causam desgaste e prejuízo financeiro, além de danos à imagem e reputação das companhias”, explica o executivo.

As garantias das apólices de seguros cibernéticos dividem-se em dois tipos de proteção: as coberturas de respostas a incidentes, que envolvem os prejuízos do próprio segurado, incluindo serviços de perícia forense digital, custos para restauração e recuperação de dados, pagamento de resgate (extorsão), lucros cessantes por interrupção de rede, gastos de notificação e monitoramento, custos de restituição de imagem pessoal e da sociedade, e custos decorrentes de uma investigação administrativa.

As coberturas de responsabilidade civil envolvem os prejuízos de terceiros, incluindo custos de defesa, multas e penalidades, responsabilidade por dados pessoais ou corporativos de terceiros e pagamento por danos decorrentes de uma decisão judicial, arbitral ou acordo.

Aumento da Procura

A demanda por seguros cibernéticos cresce à medida que os ataques se tornam mais frequentes. De acordo com a Munich Re, uma das maiores companhias de resseguro do mundo, o valor dos prêmios cibernéticos aumentou de US$ 4,7 bilhões em 2018 para US$ 9,2 bilhões em 2021, com projeção de atingir US$ 22,1 bilhões até o final de 2025.

Nesse contexto, a corretora de seguros precisa ter um time de especialistas em cibersegurança, realizar uma avaliação de risco, apoiar o cliente na implementação dos controles e, finalmente, contratar o seguro. “Sem uma corretora especializada, a probabilidade de o cliente não receber uma cotação ou a seguradora agravar o valor da apólice é alta, devido à falta de clareza sobre o nível de maturidade do risco analisado”, revela Eduardo Bezerra.

A Wiz Corporate segue uma metodologia rigorosa para atender seus clientes que procuram seguro cibernético, incluindo reuniões para apresentar a metodologia e avaliar o risco cibernético, entrevistas com as áreas de tecnologia e segurança da informação, apresentação de relatório com vulnerabilidades identificadas e, por fim, a colocação do risco junto às seguradoras.

Mesmo empresas com orçamento reservado para contratar o serviço enfrentam desafios, principalmente em atingir o nível de maturidade de segurança exigido pelas seguradoras. O valor do seguro cibernético também varia conforme o segmento de mercado, faturamento, sinistralidade das seguradoras e o limite desejado pelo cliente (Limite Máximo de Garantia – LMG).