Revista Cobertura – Por 30/07/2024 as 11:39

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em junho, um crescimento de 3,35%, em comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Já na comparação com o mês anterior, maio de 2024, houve um segundo recuo consecutivo, desta vez de 3,30%.

O cenário geral reforça o bom momento do setor, aquecido pelo mercado de veículos novos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves cresceu 12,7% em junho, comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, maio, houve recuperação com um aumento de 10,52%.

“A própria Fenabrave divulgou, recentemente, uma nova estimativa de crescimento do número de emplacamentos no ano que supera a projeção feita em janeiro, passando de 12% para quase 15%. É uma diferença importante que mostra um primeiro semestre de 2024 surpreendente tanto para o setor automotivo quanto para o mercado de seguros”, analisa Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.

Os dados da B3 evidenciam o bom momento vivido pelo mercado. Em junho, o número de financiamentos de veículos atingiu 584 mil unidades, bem acima das 485 mil unidades registradas em igual período de 2023. Foi o melhor mês desde o início da série histórica em 2013. No acumulado do ano de 2024 até o mês de junho, as vendas financiadas somaram 3,43 milhões, entre veículos novos e usados – incluindo motos, autos leves e pesados. Esse número apresentou um crescimento de 23,8% em relação ao ano de 2023, o equivale a 659 mil unidades financiadas a mais.

Ainda de acordo com o INDS, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento da demanda por seguros no apanhado anual. Mais uma vez, a terceira seguida, a região Norte teve o maior crescimento: 6,96%. Nordeste (+2,83%), Sudeste (+2,24%), Sul (+1,72%) e Centro-oeste (+1,20%) completam o ranking.

Demanda de seguros por idade

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros também mostrou uma mudança de comportamento entre os condutores mais jovens. Entre os condutores de 18 a 25 anos, que tradicionalmente apresentam menor demanda às seguradoras, houve um crescimento de 24% em comparação com junho do ano passado. Já entre os condutores com 60 anos ou mais, que representam a faixa etária comumente mais cautelosa, a demanda recuou 1,95%.