Notícias | 30 de julho de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Está no ar o quarto episódio da segunda temporada do Conversa Segura, videocast do SeguroPod da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Com apresentação da jornalista Leila Sterenberg, o programa de quinta-feira, dia 25 de julho, aborda o papel e a importância do mercado de seguros para estimular o crédito no Brasil, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Os convidados destacam como as seguradoras podem facilitar o acesso ao crediário para mitigar riscos, promovendo a estabilidade financeira e incentivando o desenvolvimento econômico.

A publicação da Lei 14.652/23, que permite o uso das reservas técnicas de previdência e capitalização, é um bom exemplo da relação do setor com o fomento ao crédito, explica Julia Normande Lins, diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta da Superintendência de Seguros Privados Susep). “É um movimento muito importante, pois pode gerar um efeito multiplicador de renda e investimento a partir do momento em que o seguro está servindo como instrumento para o barateamento e a disponibilidade de crédito”. A diretora ressalta ainda que as políticas securitárias e creditícias devem operar em conjunto, de forma complementar, sem uma se sobrepor à outra.

De acordo com Denis Morais, presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), o desafio é fazer com que as reservas das modalidades de capitalização e previdência — que hoje somam algo como R$ 1,5 trilhão — não permaneçam apenas como poupança de longo prazo. A intenção é que os recursos possam também injetar no mercado de crédito uma garantia que potencialize a redução de juros, trazendo benefícios aos consumidores. “Isso traz um lado positivo, já que o consumidor terá acesso a uma taxa de juros menor”, avalia o dirigente.

Felipe Montenegro Mattos, diretor-presidente da Caixa Seguridade, a companhia tem tido um olhar especial para os produtos ofertados como propulsores do crédito. “Como podemos ajudar o crédito para a sociedade?”, indaga o executivo. “O crédito bom é o crédito barato, mas ele é difícil de conseguir. E o seguro tem um papel importante nesse processo”, sinaliza.

Para acessar o quarto episódio da segunda temporada do Conversa Segura, clique aqui.

Temas dos próximos episódios

Com publicação semanal às quintas-feiras, às 18 horas, no Spotify e YouTube da CNseg, o programa reúne grandes executivos e representantes do Executivo e Legislativo brasileiro. A programação de agosto inclui: “Seguro na Agenda Econômica do Governo” (1º/8), “Seguro, Projetos de Infraestrutura em Grandes Obras” (8/8), “Longevidade” (15/8), “Como Ampliar o Acesso da População a Produtos de Seguros” (22/8) e “Seguros de Vida e Previdência Privada” (29/8). Em setembro, os temas serão “Capitalização” (5/9) e “Subscrição de Risco no Contexto da Agenda Climática” (12/9).

O “SeguroPod” faz parte da estratégia da área de Comunicação e Marketing da CNseg de desmistificar a imagem do seguro e ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a importância de adquirir produtos do setor para garantir proteção no dia a dia das pessoas.

Para acessar a segunda temporada do SeguroPod, clique aqui. Os temas debatidos na primeira temporada do Conversa Seguro estão disponíveis neste link.