CQCS – Notícias | 8 de agosto de 2024 | Fonte: Insurtalks

A CTIO da Junto Seguros, Karine Chaves, conversou com a Insurtalks para compartilhar detalhes sobre como a empresa está utilizando IA (inteligência artificial) para democratizar o Seguro Garantia. Karine discutiu os principais desafios culturais na implementação de IA, as previsões para o futuro da tecnologia no mercado de seguros e a importância de equilibrar automação com o toque humano no atendimento ao cliente. Falou ainda sobre como a empresa aborda questões de ética e transparência no uso da IA e os próximos passos na jornada de inovação da Junto Seguros. Confira abaixo:

Insurtalks: Como a Junto Seguros tem utilizado a inteligência artificial para se manter à frente no mercado de Seguro Garantia? Pode nos dar exemplos específicos de soluções de IA que vocês implementaram?

Karine Chaves: Desde 2019, a Junto vem investindo em soluções de IA com o objetivo de democratizar o seguro garantia, por meio de novas formas de analisar riscos de crédito e aprovar emissões automaticamente. No segmento de seguro garantia, as ferramentas tecnológicas já estão sendo aplicadas, não apenas para facilitar a vida dos parceiros de negócio, de modo a trazer mais agilidade e eficiência operacional, mas também auxiliando nos processos de subscrição de risco, regulação de sinistros, acompanhamento de projetos, captura de leads, dentre outros. Trata-se de um processo de inovação em constante transformação e com benefícios para todas as partes envolvidas.

Insurtalks: Com a crescente importância da IA em seguros, como a Junto Seguros aborda questões de ética e transparência no uso desses sistemas?

Karine Chaves: Acreditamos que ética e transparência são fundamentais para estabelecer relações duradouras e sustentáveis com nossos parceiros. Para garantir esses valores, a Junto vem investindo no aprimoramento de práticas de governança de dados, desde a coleta até a utilização dos dados por soluções de IA. Entendemos que devemos garantir que a IA produza resultados justos e precisos. Isso envolve adotar iniciativas regulatórias e manter um elemento humano na supervisão dos processos de IA.

Insurtalks: A implementação de IA muitas vezes requer uma transformação cultural dentro da empresa. Quais foram os maiores desafios culturais enfrentados pela Junto Seguros e como vocês os superaram?

Karine Chaves: A parceria entre tecnologia e áreas de negócio é fundamental para o sucesso da nossa jornada. Promovemos a cultura de colaboração por meio de projetos multidisciplinares e incentivamos o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre as equipes. Utilizamos ferramentas colaborativas, reforçamos a tomada de decisão baseada em dados e adotamos uma abordagem transparente e inclusiva. Neste contexto, temos um programa de capacitação e letramento através de um CoE de Inteligência de dados que envolve os colaboradores nos projetos de IA desde a sua concepção.

Insurtalks: Em termos de inovação, onde você enxerga o maior potencial para a IA transformar o setor de seguros nos próximos cinco anos?

Karine Chaves: O setor de seguros tem um longo caminho a percorrer em termos de soluções em IA. Nos próximos cinco anos, acreditamos no potencial transformador da IA para a previsão de riscos, precificação personalizada, detecção de fraudes e prevenção de sinistros, automação de processos da subscrição e customização de produtos, trazendo uma melhor experiência aos clientes e criando uma jornada de atendimento mais rápida, clara e transparente.

Insurtalks: O uso de IA pode levar a uma automação significativa. Como a Junto Seguros equilibra a automação com a necessidade de manter o toque humano no atendimento ao cliente?

Karine Chaves: A Junto Seguros é uma empresa formada por profissionais altamente capacitados, dispostos a pensar nas melhores soluções para nossos clientes e parceiros. Este é um dos fatores que transformaram a empresa em líder de mercado. Aproveitamos o melhor da automação oferecida pela IA, enquanto mantemos a essência do atendimento humano, garantindo que os clientes sempre recebam um serviço de alta qualidade e personalizado.

Insurtalks: Qual é o próximo passo na jornada de inovação da Junto Seguros? Existem novas tecnologias ou avanços em IA que vocês estão explorando ou planejam implementar em breve?

Karine Chaves: Somos uma organização que busca constantemente novas formas de gerar valor para os nossos clientes e de como transformar o mercado segurador. Falando especificamente de IA, não temos como deixar de mencionar a IA Generativa e como ela tem a capacidade de mudar a forma como interagimos com nossos clientes e parceiros. Estamos trabalhando em alguns MVPs que fazem uso desta tecnologia para buscar uma melhor eficácia na etapa de prospecção, apoiar nossa subscrição na análise e aprovação de risco, e em como melhorar a experiência da jornada de atendimento do nosso cliente. Além disso, estamos sempre buscando soluções de mercado capazes de aumentar a produtividade e trazer maior eficiência operacional para a organização como um todo.