Revista Cobertura – Por Redação – 19/08/2024 as 16:14
A TEx part of Serasa Experian, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, divulga pela primeira vez um estudo sobre o preço dos seguros de moto. Junto ao seu já tradicional IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel, a insurtech agora vai fornecer o IPS-M – Índice de Preços do Seguro de Motos.
“Alguns dados, como os da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e da Fenseng (Federação Nacional de Seguros Gerais), mostram o aumento nas vendas de motos e na contratação de seguro para estes veículos. Criamos este índice para atender as necessidades dos nossos leitores que já utilizavam o IPSA em suas decisões e buscavam um material com a mesma qualidade, mas focado em motos”, explica Emir Zanatto, CEO da TEx.
Para baixar os estudos basta acessar o link.
IPS-M – Índice de Preços do Seguro de Motos
O novo índice da TEx indica que em julho, o valor do seguro para motos caiu 1,1% em comparação com junho, mantendo-se em 9%. Já no comparativo com julho de 2023, a redução foi consideravelmente maior, de 18,2%.
No comparativo pelas Zonas de São Paulo, o estudo indica que a Zona Leste foi a que mais pagou por seguros de moto, com 14,1%, seguido pelas zonas Norte e Sul, ambas com 12%. O IPS-M também aponta o comparativo por Faixa Etária. A pesquisa mostra que a faixa mais jovem, de 18 a 25 anos, pagou 14%, número 126% a mais que a faixa mais velha, acima dos 56 anos.
IPSA – Índice do Preço do Seguro Automotivo
De acordo com o IPSA, o preço do seguro do automóvel voltou a cair em julho, depois da alta registrada em junho. A variação mensal foi de -1,8% comparada ao último mês, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses a redução foi de 6,7%.
O comparativo indica regularidade ao longo dos meses, com pequenas variações e mostrando um cenário de maior estabilidade do preço do seguro, firmando-se na casa dos 5%.
Em julho, a mediana do preço do seguro por faixa etária mostra que o valor para os segurados entre 36 e 45 anos e 46 a 55 anos manteve-se estável, registrando 5,7% e 5,3%, respectivamente. O intervalo etário mais jovem, de 18 a 25 anos, foi o que mais apresentou oscilação em comparação ao último mês, caindo 6,1%.
A região onde o segurado reside é um fator crucial na precificação do seguro. No comparativo entre as regiões metropolitanas, o Rio de Janeiro registra o valor do seguro mais caro do país, somando 6,8%. São Paulo aparece na segunda colocação com 6%, enquanto Curitiba é a mais em conta com 4%.
No recorte por população, o índice aponta que cidades de até 5 mil habitantes pagam mais no valor total do seguro auto, sinalizando 6,2%, enquanto segurados que residem em cidades entre 5 e 10 mil habitantes pagam o valor médio de 4,6%.
No ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, ferramenta de MultiCálculo mais usada pelas Corretoras de Seguros no País, o Chevrolet Onix continua na liderança com 5,5% do volume total. O Hyundai HB20 também continua ocupando a segunda colocação, com 4,8%. Jeep Renegade com 4%, Nissan Kicks 3% e Jeep Compass 2,6% formaram o top 5 da lista em julho.
Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em quatorze indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por estado civil, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, IPSA por tipo de Seguro, IPSA por valor da tabela Fipe, Ranking de mais Cotados por Combustíveis, Ranking de Carros Elétricos Mais Cotados, Ranking de Carros Híbridos mais Cotados, Comparativo do IPSA por Combustível, Ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT, e agora com o Indicador de Valor de Franquia.
“A TEx é a empresa com maior volume de dados e maior penetração em Corretoras de Seguros do país. O IPSA reflete um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil. Com a inclusão do IPS-M passamos a oferecer ainda mais artifícios estratégicos para nossos clientes”, finaliza Emir Zanatto, CEO da TEx.