ASSISTA AO VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS CLICANDO AQUI

Transcorrido um ano de múltiplas ações de promoção da cultura do seguro em comemoração aos 100 anos do Sindseg PR/MS, finalmente na última sexta-feira (13/09), aconteceu a grande festa do centenário reunindo em Curitiba cerca de 480 convidados, entre representantes nacionais do setor, diretores da instituição e seus representantes do Paraná e no Mato Grosso do Sul e a imprensa especializada em seguros.

Já na entrada do Clube Curitibano era possível perceber o requinte de um dos mais tradicionais locais de evento da cidade e todo o aparato utilizado pelo Sindseg PR/MS, incluindo uma grande equipe de recepcionistas, painel decorado para fotos, um conjunto de músicos com violão e violinistas na escada, tapete vermelho no acesso ao grande salão redondo muito bem decorado, com um enorme lustre ao centro.

A cerimônia começou por volta das 20h15, com os os dois mestres de cerimônias (Carlos Marassi e Juliana Karan) dando as boas-vindas a todos e chamando um vídeo institucional. Composta a mesa de autoridades, algumas crianças selecionadas entre filhos de diretores do Sindseg PR/MS entraram com as bandeiras (Brasil, Paraná, Mato Grosso do Sul e Sindseg PR/MS) e depois com os símbolos do Centenário (Livro Legado Assegurado, Medalha Rosácea Paranista e o selo dos Correios).

Em seguida o discurso emocionado do presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado passou a dimensão do significado da festa para a entidade. “Essa noite não é histórica, essa noite é a história em sua plenitude. Porque daqui 100 anos, quando tivermos os 200 anos em comemoração, todos vocês estarão registrados nessa cerimônia emotiva que estamos presenciando. Se o destino ou a mão de Deus me colocou nesta posição o mais nobre a fazer é agradecer”, afirmou Prado, destacando que a gratidão era o seu sentimento pelos presentes e pelas pessoas que acolhem o Sindseg PR/MS.

Altevir seguiu agradecendo seus familiares (a esposa Caroline e os filhos João Pedro e Maria Clara), “muitas vezes privados do convívio em função da dedicação ao mercado segurador”. Fez um agradecimento especial aos diretores que compuseram sua primeira e segunda gestões, à CNseg, na pessoa de Roberto Santos, que apoiou a programação do centenário, e ao Grupo Bradesco Seguros, na pessoa de Ivan Gontijo, por ter afiançado seu nome para liderar o Sindicato, além de seus dois gestores na empresa, Ney Dias (presidente da Bradesco Auto RE) e Leonardo Freitas. Destacou a importância dos corretores que apoiaram a programação alusiva aos 100 anos, em especial, os presidentes do Sincor PR, Wilson Pereira, e do Sincor MS, Fernando Faracco.

Altevir emocionou-se e foi aplaudido ao lembrar do dia em que contou ao pai que estava assumindo a grande missão de liderar o Sindseg PR/MS em seu centenário. Seguiu seu discurso respondendo a indagação de como coordenar esforços para guiar o setor segurador na atualidade nos dois estados que representa.

Usando sua bagagem acadêmica, filosófica e a experiência de pai de dois filhos, Altevir citou passagens de clássicos da literatura infantil para extrair algumas lições básicas de que é preciso ter clareza de aonde se quer chegar, cultivar generosidade para criar laços e finalmente a coragem para empregar os esforços necessários para realizar.

“Aqui eu finalizo com a frase maravilhosa da raposa ao Pequeno Príncipe: `Somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos´. O segredo da longevidade está nesses três contos infantis. De Lewis Carroll (autor de Alice no país das Maravilhas), do gato, para onde vocês querem ir? Assim decidido tenham coragem e gentileza, porque, afinal, somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos. Tenham uma boa festa, uma boa cerimônia, um excelente jantar para todos e viva o sindicato das seguradoras do Paraná e do Mato Grosso do Sul que hoje celebra 100 anos da sua existência”.

Em seguida o C&O da Junto Seguros, Roque de Holanda, parabenizou toda a diretoria do sindicato pelo centenário. Lembrou que Junto já contribuiu com os seus quadros na condução do sindicato por mais de duas décadas com a figura emblemática de João Gilberto Possiede, depois com Gustavo Henrich (vice-presidente 2021-2022) e atualmente com Mauro Frogel (atual vice-presidente). “Mais do que parabenizar, Altevir, eu gostaria de externar nossa profunda gratidão por cada iniciativa, pela capacidade de se reinventar, modernizar, tornando-se referência para o nosso mercado. Agradeço por cada ação que certamente ultrapassaram as fronteiras dos dois estados contribuindo decisivamente e positivamente para todo mercado segurador brasileiro”.

Na sequência o C&O da Sancor Edward Lange disse que como representante no Brasil do maior grupo segurador argentino gostaria de transmitir o parabéns dos “hermanos” para toda a diretoria e agradecer a contribuição ao mercado. “E como uma das poucas seguradoras sediadas no estado do Paraná transmitir o orgulho de fazer parte do sindicato e poder contribuir com essa jornada”.

Alfredo Lalia Neto (C&O da Sompo) lembrou que a primeira liderança de uma seguradora que assumiu foi no Paraná, na HSBC Seguros, disse que é sempre um prazer vir ao estado e que o Sindicato pode contar com sua companhia para os próximo 100 anos.

De acordo com o presidente da Fenacap, Denis Maraes, desde que recebeu o convite para o evento sentiu a emoção do momento e de todos que contribuíram com a instituição nesses 100 anos. “Gostaria de, em nome da Fenacap, desejar muito sucesso e reforçar a parceria. Nosso segmento de capitalização só neste primeiro semestre pagou no Paraná e no Mato Grosso do Sul para pessoas físicas e jurídicas R$ 1 bilhão. É um segmento em crescimento com várias novas possibilidades e que juntos podemos trilhar um caminho de muito sucesso”.

Dirigente de seguradora com apreço pela história e pela cultura, Ney Ferraz Dias (presidente da Bradesco Auto RE) recentemente foi homenageado com a entrega simbólica do primeiro exemplar do livro Legado Assegurado. Em seu discurso no evento do centenário, ele parabenizou Altevir e toda a diretoria do sindicato, destacando entre as ações do centenário a edição do livro.

“Uma profunda e diligente pesquisa sobre a história do seguro no Paraná e no Mato Grosso do Sul. O material transformado no livro Legado Assegurado é de grande valor para o nosso setor. Uma inspiração para a pesquisa técnica e profissional, tão importante para um país que quer e precisa se desenvolver, apoiado por um ambiente de grande inovação. Parabenizo também os cidadãos paranaenses e sul-mato-grossenses que perceberam tão cedo a necessidade de proteção e mantêm até hoje um dos maiores índices de contratação de seguros em nosso país”.

Presidente da Centauro Seguradora, Ricardo Iglesias Teixeira, disse se sentir honrado em participar da cerimônia do centenário representando várias gerações de toda uma família de seguradores que compuseram as diretorias do Sindseg em vários momentos históricos. Ricardo é irmão de Ileana Moro, primeira mulher a chegar à presidência do Sindseg PR/MS em 2019, quando Possiede se afastou por problemas de saúde.

Em seu discurso, Ricardo Iglesias disse que na leitura do livro do centenário percebeu que as raízes de sua família entrelaçam com a história do sindicato ainda mais do que pensava. “Fui encontrar nesse material intenso e muito bem produzido, numa gestão de 1965, um dos ídolos que eu tive no mercado, Mario Petrelli, como presidente, e como vice-presidente, o avô de minha esposa, seu Dorcel Pizzato, fundador da Atalaia Seguros, e como secretário dessa gestão João Elísio Ferraz de Campos, meu mais querido sócio a quem aqui também represento. Já estamos na quarta geração trabalhando nesse mercado e esse livro só contribui para termos mais orgulho e saber que a nossa região contribui demais para um seguro mais forte, ainda mais eficiente e moderno com as transformações que vivemos hoje”.

O presidente da HDI Seguros, Eduardo Stefanello Dal Ri, também ancorou seus cumprimentos em pessoas importantes para o mercado segurador regional. “O Grupo HDI tem uma história muito forte com o Paraná, mas eu gosto de contar a história através de pessoas. Primeiro o Ramiro, na parte que eu conheço desses 100 anos, é uma pessoa muito importante. Em nosso grupo temos duas forças muito presentes no estado, na Liberty, o João Maranhão que é uma pessoa que construiu parte dessa história e muito do nosso grupo e, por último, e muito importante também, é o Moacir Abba de Souza, que construiu todo o início da história da HDI no Paraná, minha saudação a toda a trajetória do Sindseg através dessas pessoas”.

Em nome de todos os corretores do estado, o presidente do Sincor PR, Wilson Pereira, que inclusive já fez parte da diretoria do Sindseg PR/MS e foi um grande apoiador das ações do centenário, fez a saudação ao sindicato . “Um século de existência dedicado ao setor de seguros é uma conquista incrível e um testemunho do compromisso e da organização em oferecer qualidade e excelência em todos os aspectos do mercado de seguros. Quero expressar minha profunda gratidão por nossa parceria”.

O presidente do Grupo Bradesco Seguros e membro do Conselho Diretor da CNseg Ivan Gontijo fez o penúltimo discurso da noite. Cumprimentou os diretores e membros da mesa e também exaltou figuras importantes do passado da instituição. “100 anos do Sindicato é mais do que uma data histórica, é um marco simbólico para o mercado de seguros, previdência e capitalização. Uma instituição que tem contribuição decisiva para o mercado. O Paraná com seu perfil inovador e de vanguarda. O Mato Grosso do Sul é um dos expoentes do nosso agronegócio”, disse Gontijo, antes de se dirigir diretamente ao presidente do Sindseg PR/MS.

“Altevir, eu queria homenagear você pela pessoa que você é, pelo profissional, pela liderança que você exerce e pela honra que você nos dá a todos do Grupo Bradesco Seguros de pertencer ao nosso time. Parabéns pela seriedade, pela competência, pelo conhecimento histórico e pelo conhecimento desse relevante mercado de seguros. Por tudo isso a data de hoje é muito importante e deve ser celebrada por todos nós em uma noite belíssima e festiva. Parabéns ao Sindseg PR/MS pelo século de existência e realizações”.

O presidente do Conselho Diretor da CNseg Roberto Santos encerrou a série de discursos parabenizando o Sindseg PR/MS em nome da Confederação. “Quero saudar aqui o Altevir e toda a sua diretoria pelo brilhante trabalho desenvolvido no Paraná e no Mato Grosso do Sul ao longo desses quatro anos desde 2020. Também não poderia deixar de agradecer a quem teve a gentileza de ceder o Altevir para tocar essa empreitada, o Ivan (Gontijo) e sua equipe. Porque não é fácil, tem todo um trabalho do dia a dia, ainda mais uma pessoa que cuida de vendas, é de muita grandiosidade”, disse Santos.

Ele seguiu seu discurso enaltecendo a qualidade do evento. “É uma linda festa que temos aqui hoje, desde a escolha do local e também toda a classe do ambiente que foi construída aqui. A chegada com uma música linda, quase medieval, trazendo um clima especial para o local com esse lustre enorme e maravilhoso aqui no centro do salão. E por essa organização toda não podemos deixar de parabenizar ao Ramiro e sua equipe que cuidaram dessa festa”, disse Santos, finalizando seu discurso também reverenciando a figura de João Possiede.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, o deputado estadual Ney Leprevost e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone, estavam entre as autoridades e representantes de entidades de classe que prestigiaram o evento.

Inovação para o próximo século

Após os discursos aconteceu o lançamento de uma grande inovação que projeta novamente o Sindseg PR/MS para a vanguarda da representação sindical patronal. Foi apresentado a nova dupla que completará o time de comunicação do Sindseg PR/MS, que são: a Sindi e o Seg. Casal de avatares, tipo personagens virtuais com forma humana, voz humana e inteligência artificial que vão interagir com as pessoas nas redes sociais do sindicato. Poderão responder perguntas sobre seguros e ajudar no lançamento das campanhas da instituição.

No dia do evento eles ficaram responsáveis por chamar o próximo ato da cerimônia que foi uma sequência de três belíssimas apresentações de ginástica rítmica. Na sequência foi servido o jantar e teve início do baile seguindo com banda até 4h da madrugada.

Confira as fotos do evento acessando o link do google drive abaixo: