Notícias | 13 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

O mercado de seguros automotivos brasileiro segue em plena expansão. No quinto painel do primeiro dia do CQCS Insurtech & Inovação 2024, 12 de novembro, da sala José Tourinho, o tema discutido foi “Tecnologia e Inovação criando novos mercados em seguro Auto’. Para compor a apresentação, Eduardo Borges, vice-presidente do Grupo Autoglass e head da Maxpar, Patrícia Chacon, COO da Porto Seguro, e Rafael Ramalho, vice-presidente de auto do Grupo HDI, foram os convidados. 

Patricia Chacon, da Porto Seguro, destacou que as inovações precisam ser centradas nas pessoas e que as tecnologias devem ser criadas para resolver um problema vivido pelos indivíduos. “Nosso cliente quer ser conhecido como único. Ele quer garantir que tem o produto certo, preço justo e a experiência ideal para ele”, pontuou. 

“No ano passado, segundo a CNseg, foram registradas 500 milhões de reais de fraudes comprovadas”, afirmou. Em relação a isso, Chacon ressaltou que a inteligência artificial permite detectar coisas na imagem e entregar um processo mais avançado na triagem. 

Rafael Ramalho, do Grupo HDI, concordou com a executiva da Porto Seguro, mas comentou que tem a sensação da inteligência artificial ter uma linguagem mais fria: “Não dá pra confiar 100% das vezes nas ferramentas, o cliente precisa de acolhimento e ajuda. As ferramentas podem ajudar a direcionar a situação, mas o lado humano pesa”. 

Eduardo Borges, do Grupo Autoglass e da Maxpar, tendeu a mesma opinião dos colegas. Para ele, “seja qual for a tecnologia, tem que ter um propósito sobre qual problema quer resolver”, disse. “Dentro da dinâmica que nós construímos, a Inteligência artificial trouxe a possibilidade do processamento de sinistros, o que representa capacidade de ganho. Os processos são mais ágeis e fáceis”, completou. 

A discussão reforçou a importância de adaptar produtos e serviços às necessidades específicas dos consumidores, com foco em eficiência e acessibilidade. O movimento impulsiona o crescimento do setor bem como a inclusão de um público mais amplo no mercado de seguros automotivos, mostrando que a inovação é essencial para manter a competitividade e a relevância no setor.