Criada para homenagear personalidades que contribuíram decisivamente com a difusão da cultura de seguros, a “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista” foi entregue na última terça-feira (10/12) para duas figuras icônicas do setor segurador paranaense, Ileana Moura e João Elísio Ferraz de Campos.

O presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado explicou o contexto de criação da comenda no ano do centenário do Sindseg PR/MS, que segundo ele, juntamente com livro e a exposição do Centenário, a comenda também cumpre a função de contar a história do mercado segurador regional reverenciando personalidades que contribuíram decisivamente para os rumos do setor.

“Esta rosácea que nos inspirou, é o símbolo de quem ama o Paraná e quer fazê-lo grande, agora também homenageia quem impulsionou a cultura de seguros. Mas é muito mais do que uma simples homenagem, que você entrega uma placa, ou um agradecimento, que entregamos um troféu. Não, isso aqui é uma comenda, inclusive no sindicato terá um espaço reservado aos comendadores com a foto e o currículo dessas pessoas”, explicou Altevir.

O evento de entrega da comenda aconteceu na Seguradora Centauro com a presença de diretores do Sindicato, gestores da Centauro, familiares e amigos dos homenageados. O almoço marcou também o encerramento oficial das atividades do Sindseg PR/MS em 2024.

Um estatuto que já está pronto e deverá ser aprovdo na próxima assembleia do Sindicato vai regrar a concessão da honraria permitindo que sejam entregues apenas três em cada mandato de diretoria de três anos. Até agora 16 personalidades do mercado segurador foram agraciados com a “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista”. São eles: Ivan Gontijo, Moacir Abba de Souza, Osnir Roberto Gaspar, João Gilberto Possiede, Edward Lange, Roque de Holanda Melo, Ricardo José Iglesias Teixeira, Wilson Pereira, José Antônio de Castro, Robert Bittar, José Antônio Santa Ritta Rocha, Ramiro Fernandes Dias, Roberto Santos, José Heitor Silva, Ileana Maria Iglesias Teixeira e João Elísio Ferraz de Campos

Figuras icônicas

Ileana Maria Iglesias Teixeira Moura fez carreira na direção da seguradora Centauro e atualmente exerce o cargo de Diretora Presidente da Extramed Administração e Serviços Médicos Ltda. Bióloga com especialização em genética humana pela UFPR e MBA em Gestão de Planos de Saúde, Ileana participou de oito diretorias do Sindseg PR/MS, foi vice-presidente por três mandatos e a primeira mulher a assumir a presidência de uma seguradora (Centauro) e também do Sindseg PR/MS, em 2019, com o afastamento de Possiede.

“Tive esse pioneirismo mas hoje vejo muitas mulheres em cargos de gestão e isso me deixa muito feliz”, afirmou Ileana logo após receber a comenda. “Foram muitos e muitos anos de convivência no Sindicato, momentos importantes da minha vida, que só acresceram dentro da minha vivência nesse mercado”, afirmou ela, citando algumas passagens importantes quando participou do colégio de presidentes de Sindsegs. “Nesses encontros cada presidente trazia os problemas vivenciados em cada região do país, com debates técnicos riquíssimos e muito proveitosos para o setor”.

O segundo homenageado no evento, João Elísio Ferraz de Campos não só foi o paranaense de maior projeção nacional na história do Mercado Segurador, como também ajudou a projetar o Sindseg PR/MS e abrir portas no Poder Público em Brasília para o setor. Alcançou o ápice nas três esferas de atuação: empresarial, política e representativa.

Nascido em Paranaguá em 1942, João Elísio tornou-se um dos maiores e mais bem sucedidos empresários paranaenses. Foi deputado estadual (1979-1983), Secretaria de Estado de Finanças (1984-1986), vice-governador e até governador do Paraná (1986 a 1987), com o afastamento de José Richa para disputar uma vaga no Senado.

Dirigiu grandes companhias seguradoras (Companhia Comercial de Seguros Gerais, Bamerindus Companhia de Seguros e Centauro), foi secretário do Sindseg PR/MS (1967-1969), presidente da Fundação Escola Nacional de Seguros – Funenseg (1994-1997), da Federação Nacional de Seguros Privados e Capitalização – Fenaseg (1992-2010) e da Confederação Nacional das Empresas de Seguros – CNseg (2008-2010).

Ao receber a comenda, João Elísio se disse muito agradecido e enfatizou a importância dos sindicatos para entender os problemas regionais e fortalecer a atividade representativa. “Eu sempre fui muito a favor do sindicato pelo seguinte. O Brasil com dimensões continentais dificilmente a Federação poderia fazer um trabalho se não tivesse o apoio dos sindicatos. No passado, por exemplo, vivemos um período de muitos furtos de veículos no Rio Grande do Sul que eram levados ao Uruguai. Nós fomos falar com o ministro do interior do Uruguai para coibir esse problema”, explicou Campos, destacando que em seus mandatos na Federação manteve como diretores os presidente de Sindsegs.

“Haviam críticas quanto às despesas para manter os presidentes de sindicatos na diretoria da Federação, mas seu achava importante. Esse trabalho que o Sindseg PR/MS faz aqui no Paraná, por exemplo, de visitar políticos e levar o livro sobre seguros para escolas e prefeituras do interior, se não fosse o sindicato, a Federação não iria se atentar para isso, para municípios pequenos do Paraná”, completou.

João Elísio ainda lembrou que é um dos seguradores mais antigos ainda em atividade no Paraná (atua no mercado de 1960) e destacou o programa Viver Seguro, realizado com apoio da CNseg no tempo em que ele presidiu a instituição, que falou diretamente sobre seguro para o público formador de opinião em 19 cidades-polo do estado.