CQCS – Notícias | 5 de fevereiro de 2025 | Fonte: FastCompany Brasil

Se você tem medo de ser “cancelado” nas redes sociais, agora existe um seguro para isso.

A agência de seguros Samphire Risk está lançando um serviço voltado para celebridades e executivos que temem o impacto de um cancelamento nas redes sociais, de acordo com uma reportagem do “Financial Times”.

Com sede em Londres, a empresa já oferece seguros contra extorsão, sequestro, crises com reféns, terrorismo e viagens a destinos de alto risco. Agora, decidiu incluir a proteção contra cancelamento nessa lista.

Batizado de Preempt, o seguro também está disponível para empresas e inclui serviços de gestão de crise para ajudar os segurados a reduzirem os danos à sua reputação. Durante 60 dias, uma equipe especializada atua para conter os impactos negativos tanto na mídia tradicional quanto nas redes sociais.

O pacote oferece ainda uma linha direta 24 horas por dia – ideal para aqueles momentos em que um post publicado por impulso no meio da madrugada ameaça virar um problema sério. Além disso, os segurados contam com um time de analistas que monitora possíveis riscos à reputação antes que eles saiam do controle.

“Hoje, curtir ou compartilhar um tuíte pode colocar o mundo inteiro contra você”, disse Mark Borkowski, especialista em relações públicas e cocriador do seguro junto com a empresa de gestão de riscos RepuTitan, ao “Financial Times”.

“Muita gente está apreensiva com isso. O cancelamento virou a nova guilhotina – um único erro pode arruinar sua carreira. É muito fácil se posicionar sobre qualquer assunto sem medir as consequências.”

QUANTO CUSTA SE PROTEGER DE SER CANCELADO NAS REDES SOCIAIS?

O seguro cobre não apenas crises de imagem, mas também ameaças digitais modernas, como desinformação, deepfakes, extorsão, chantagem e até problemas envolvendo familiares.

Segundo Borkowski, o serviço não foi criado para proteger pessoas que cometeram crimes ou que realmente agiram de forma errada, mas sim aqueles que temem que suas palavras sejam distorcidas ou tiradas de contexto.

O valor do seguro é calculado com base no patrimônio do segurado, sua renda anual e uma análise minuciosa de seu histórico e atividades nas redes sociais. Ou seja, quanto mais polêmico for o seu passado digital, mais caro será o seguro.

Diante do atual cenário das redes sociais, a ideia faz sentido. Há poucos dias, Selena Gomez deletou um vídeo em que chorava ao falar sobre as deportações promovidas pelo governo Trump, após receber uma enxurrada de críticas.

Enquanto isso, o ator e diretor Justin Baldoni tenta conter os danos à sua reputação em meio a um processo envolvendo Blake Lively e acusações de comportamento inadequado nos bastidores de filmagens.

Ao mesmo tempo, há indícios de que a era do cancelamento pode estar perdendo força. Elon Musk transformou o X/ Twitter em uma plataforma para divulgar suas opiniões políticas de extrema-direita, enquanto a Meta vem relaxando suas políticas de moderação de conteúdo no Facebook e Instagram, o que parece estar diminuindo o medo de ser cancelado nas redes sociais.

Para quem ainda prefere se prevenir, um seguro contra cancelamento pode parecer um investimento inteligente. Mas, no fim das contas, talvez o melhor conselho ainda seja: se não tiver nada de bom para dizer, é melhor não dizer nada.