Na primeira reunião do ano da Comissão Interna de Seguros de Benefícios (CISB) do Sindseg PR/MS, realizada na última terça-feira (11), seus membros decidiram fazer um levantamento de tudo o que foi discutido no ano anterior para avaliar o que avançou e o que não teve prosseguimento, e também, reestabeleceram o compromisso de retomar o “Momento Seguro”, série de vídeos curtos no Instagram desmistificando o seguro.
Entre as pautas defendidas pela CISB em 2024, a Comissão entende que deve haver uma simplificação na pesquisa sobre a existência de seguro de vida em nome do falecido. Muitos familiares de segurados reclamam de excesso de burocracia para obter a informação.
Outra pauta defendida pelos membros da Comissão é a possibilidade das seguradoras terem acesso a um cadastro com histórico de sinistralidade dos seguros de vida em grupo.
Esse tema foi discutido na reunião de novembro do ano passado. Os membros da Comissão explicaram que normalmente quem detém uma visão atualizada do histórico de indenizações da conta é o corretor, mas que nem sempre esse dado chega completo à seguradora gerando muita incerteza na tomada do risco.
O diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias se comprometeu a levar à Federação Nacional da Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) a reivindicação da CISB para a criação de um banco nacional de histórico de sinistralidade de apólices de seguro de vida em grupo, que respeite a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e permita a melhoria desse segmento.
![](https://sindsegprms.org.br/wp-content/uploads/2025/02/f122ba81-eb0e-4755-b0cb-f49059cdda11-1024x576.jpg)